Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 10 de setembro de 2020 3 Comments

Coluna da Folha desta quinta-feira

A persistência de Mendonça lhe fez candidato no Recife 

Deputado estadual, secretário, deputado federal, vice-governador, governador e ministro, Mendonça Filho possui um currículo que poucos políticos apresentam no Brasil, pois além da experiência em cargos públicos, Mendonça é administrador de empresas pela UPE com especialização em Gestão Pública em Harvard.

Quando muitos deram sua carreira política como encerrada quando não se elegeu senador nem conseguiu voltar à Esplanada dos Ministérios, eis que Mendonça conseguiu o apoio formal de pelo menos quatro partidos, o PL, PTB, PSDB e Democratas e poderá receber mais alguns apoios até o próximo dia 16.

Diferentemente de 2008 e 2012 quando tentou a prefeitura contando apenas com seu partido na primeira ocasião e com o nanico PMN na segunda, Mendonça vai para o jogo com a expertise de ter sido ministro da Educação e com uma ampla frente política. Será uma oportunidade ímpar de virar o jogo em relação aos quatro pleitos majoritários anteriores e fazer jus a sua persistência, que é uma virtude na política, uma vez que time que não joga não tem torcida.

Mendonça apostará na experiência como gestor e na capacidade de ser o prefeito do pós-Covid-19, que exigirá da próxima gestão muita capacidade de fazer mais com menos e manter a roda girando depois de um ano péssimo para o mundo e no Recife não foi diferente.

Gesto – Com dimensão para postular um cargo majoritário em 2022, Anderson Ferreira poderia, na ótica de alguns observadores da política, convencer o deputado federal André Ferreira a formalizar uma aliança com Carlos Andrade Lima, levando o PSC para apoiar o nome do PSL.

Reciprocidade – O gesto de apoio ao PSL pode garantir reciprocidade em 2022, quando Anderson poderia contar com o partido de Luciano Bivar na tentativa do governo ou do Senado. O óbice neste momento é a postulação do Coronel Alberto Feitosa, que será oficializado no dia 14 pelo PSC como candidato a prefeito do Recife.

Posse – Luiz Fux será empossado presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta (10). Toda a carreira de Fux foi como magistrado, começando como juiz de direito concursado de primeira instância no Rio de Janeiro. Antes da magistratura, Fux atuou como promotor do Rio de Janeiro, também por concurso. Ao contrário de Dias Toffoli, que deixa a presidência, Fux é mais alinhado à Lava Jato.

Repasse – Em recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público aponta ilegalidade no repasse de recursos do fundão eleitoral para candidaturas que não fazem parte da coligação. “É evidente que candidatos e partidos que recebam recursos públicos, decorrentes da representatividade de sua ideologia, não podem usá-los para financiar seus adversários”, defende o recurso. Caso o entendimento prevaleça, os partidos não poderão repassar recursos para candidatos que não estejam oficialmente na coligação.

Resposta – O deputado federal Raul Henry disse que a comissão do MDB em Santa Maria da Boa Vista era provisória, foi nomeada e destituída a pedido do senador Fernando Bezerra Coelho, principal liderança do partido no sertão.

Inocente quer saber – Quando o deputado federal Eduardo da Fonte oficializará o destino do PP no Recife?

Compartilhar
WhatsApp
Compartilhar
Twittar

Filed Under: Sem categoria Tagged With: alberto feitosa, anderson ferreira, andré ferreira, blog, coluna edmar lyra, eduardo da fonte, Eleições 2020, Folha de Pernambuco, mendonça filho, política, raul henry

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comments

  1. Lucas Semba says

    10 de setembro de 2020 at 8:01 am

    Oligarquia , velho conhecido do PFL , partido de Agripino Maia, corrupto, atolado na Lava Jato, e outras operações contra corrupção, a lava jato já era , virou partido político, mas o PFL DEM PSDB PT PSB são todos iguais , estão atolados em corrupção, e Mendonça Filho é um velho conhecido do PFL/JARBAS , farinha do mesmo saco, Pernambuco é fraco de Empregos devido esses personagens , ficou um pouco melhor , cresceu industrialmente ,Empregos , etc depois dos investimentos bem ou mal do Governo Federal na época de Lula , não foi grande coisa pois sabemos que ouve muita corrupção nós governos Jarbas/Mendonça/Eduardo Lula /Dilma Rousseff , veio Temer Bolsonaro e o país tá parado e Bozo falando prós extremista deles , vamos ver o que vão acontecer, mas aqui em Pernambuco as velhas Oligarquias infelizmente estão ainda mamamando , Bezerra Coelho é outro que faz muito pouco por Pernambuco , resumindo é fraco de trabalhar, de empregos , de progresso.

    Responder
  2. Lupercio Bezerra says

    10 de setembro de 2020 at 18:41 pm

    Mendonça Filho é de longe o melhor e mais preparado candidato à Prefeito do Recife. Sua trajetória impoluta e exitosa nos mais variados cargos na República farão toda a diferença.
    Será eleito Prefeito do Recife
    Lupercio Bezerra

    Responder
  3. Barbosa says

    7 de outubro de 2020 at 10:46 am

    Mendonça é o mais preparado.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2021 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade