Coluna da Folha desta quarta-feira

Governo Bolsonaro  acelerou a degradação do Metrô

Nos últimos anos, o Metrô tem sido tratado da pior maneira possível pelo Governo Federal. Os governos do PT até fizeram alguns pontuais investimentos, pribilegiando, é preciso dizer, aliados como na Bahia. Mas as gestões de Michel Temer e, agora, de Bolsonaro deixaram esse serviço público sem qualquer apoio ou priorização.

A colisão ocorrida ontem, na Estação Ypiranga, com mais de duas dezenas de feridos, é um reflexo da falta de um olhar para esse sistema federal. No último ano, com a promessa de fazer melhorias no sistema, a CBTU aumentou a tarifa de R$ 1,90 para R$ 4,00. Um reajuste desumano, que não levou em conta a difícil situação atravessada pelos usuários. Afinal, toda crise sempre penaliza os mais pobres.

Nada foi feito, e pegando o caso do Metrô do Recife, é inacreditável o descaso. Toda semana, o Metrô apresenta de três a quatro problemas técnicos, impedindo que a população possa usar o serviço, que agora é mais caro e muito, mas muito pior que os ônibus. Está mais do que na hora de o governo federal ter um olhar sério e comprometido com o Metrô. Não dá mais para fingir que a estrutura não é sua e cobrar a tarifa. Isso é desrespeitoso com a população que precisa do serviço.

Até poderia dizer que é preciso coragem para assumir o problema e propor soluções. No entanto, coragem é algo forte demais para o caso. É preciso mesmo ter um mínimo de cuidado, atenção e compromisso com quem sai de casa cedo e tem o Metrô como opção de transporte.

EXTINÇÃO – O juiz Augusto Sampaio Argelim determinou a extinção imediata das três torcidas organizadas da capital pernambucana após o incidente ocorrido no último dia 3 durante o aniversário do Santa Cruz no centro do Recife. As três torcidas, que já estavam impedidas de entrarem em estádios, terão seus CNPJs cancelados e ficarão proibidas de exercer qualquer atividade comercial.

Enchente – A conselheira Teresa Duere, do TCE, alerta para o risco de novos alagamentos no canal do Fragoso, em Olinda. A grande preocupação do TCE é o trecho final da obra que vai desde o Maxxi Atacado até a ponte do Janga. “O local está bastante assoreado”, dizem os engenheiros do órgão. O TCE acompanha a obra desde 2016 e tem enviado alertas sobre problemas na execução.

Paraíba – O STJ decidiu nesta terça (18), por 4 votos a 1, manter o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) em liberdade. Coutinho já tinha sido beneficiado por um habeas corpus. Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal em dezembro. O ex-governador era citado como pré-candidato em João Pessoa, cidade onde Coutinho já foi prefeito, antes da operação.

RÁPIDAS

Prestigiado – O buraco frio da Assembleia Legislativa de Pernambuco ficou lotado para o almoço de aniversário do deputado estadual Antônio Moraes. Além dos colegas parlamentares e alguns desembargadores, o deputado federal Eduardo da Fonte fez questão de marcar presença no evento.

Perda – O Democratas teve uma grande baixa nos últimos dias com a desfiliação da presidente da Juventude estadual do partido, Tatielly Salustiano, que ingressou no Partido Novo para disputar uma vaga na Câmara Municipal do Recife.

Inocente quer saber – Quando o Metrô do Recife será privatizado pelo governo federal?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais