André Ferreira toma posse como o deputado mais votado do Nordeste

Foto: Divulgação

O deputado federal André Ferreira (PL) tomou posse para o seu segundo mandato com uma a responsabilidade de ter sido eleito o deputado federal mais votado de Pernambuco e do Nordeste.

Depois de um primeiro mandato que entrou para história pelos projetos de amplo alcance social, como o que incluiu a população de baixa renda na tarifa social da conta de energia, André Ferreira já tem foco para os próximos quatro anos: a defesa dos interesses do Nordeste.

André vai propor uma frente parlamentar do Nordeste, com o objetivo de fiscalizar as políticas públicas do Governo Federal na região e cobrar compromisso com projetos estruturadores. De acordo com ele, o presidente Lula, que perdeu as eleições em todas as regiões do País, menos no Nordeste , já deveria ter dado sinais de que vai priorizar a região.

Entre os questionamentos que faz, ele quer saber qual o plano estratégico para o Nordeste? As prioridades? Os R$ 600 que tanto se fala, ele lembra que Bolsonaro já havia colocado em pauta. E avalia: “O que se vê é uma briga pequena por cargos. O queremos saber e discutir é como fica a transposição e seus ramais? A água chegou, mas como vamos transformar a vida e a economia da região? Para isso é preciso concluir os ramais é, mais do que isso, fomentar arranjos produtivos”.

André Ferreira destaca que é preciso “rever e potencializar” a ação da Codevasf e do Dnocs. E acrescenta que o Banco do Nordeste (BNB) tem que ser “mais ousado” e, na verdade, ser o BNDES da região.

Um outro assunto que tem que estar na pauta, na sua visão, é a questão da Sudene, que precisa voltar a cumprir um papel estratégico, como teve num passado próximo, e que teve uma importância fundamental no crescimento da região. “Nas reuniões do conselho deliberativo estavam sempre presentes o presidente da república, ministros e todos os governadores do Nordeste. Precisamos reestruturar o órgão, resgatar o seu papel original e fortalecê-lo cada vez mais”, avaliou André Ferreira.

Sobre Pernambuco, o parlamentar afirma que é preciso avançar com a duplicação da refinaria, tirar a ferrovia Transnordestina do papel, fomentar investimentos em infraestrutura e na área social.

“O presidente eleito é nosso conterrâneo, portanto, agora é cobrar dele e do governo uma pauta objetiva e compromisso com a nossa região. O Nordeste tem pressa. Precisamos de um plano de desenvolvimento para o Nordeste e não apenas de um plano de assistência social”, finalizou André Ferreira.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais