Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 12:30 pm do dia 18 de junho de 2025 Deixe um comentário

Aeroporto do Recife lidera fluxo de passageiros no NE. Costa Filho diz que investimentos alavancaram crescimento

Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional do Recife, na capital de Pernambuco, mantém-se como a principal porta de entrada e saída de passageiros de toda a região Nordeste, com 3,1 milhões de passageiros nos quatro primeiros meses deste ano – crescimento de 3,4% em relação a 2024. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos por meio do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esse cenário reforça o papel de Pernambuco e o Nordeste como um importante hub de transporte aéreo, impulsionado por investimentos no setor.

“Os números mostram que a região segue em expansão, consolidando sua presença no mercado global e fortalecendo suas rotas estratégicas, tanto dentro do Brasil, quanto para destinos internacionais. Vale ressaltar que o Aeroporto do Recife segue crescendo nas movimentações e como a principal porta de entrada e saída de toda a região e tudo isso é fruto dos muitos investimentos que realizamos junto a Aena que possibilitaram ampliar as conexões e garantir maior conforto para os passageiros”, comemorou Costa Filho.

No de Salvador, capital da Bahia, o segundo mais movimentado, foram 2,5 milhões de passageiros, 5% a mais que no ano anterior. Salvador, assim como Recife, recebe uma quantidade significativa de visitantes durante o Carnaval, por suas festas tradicionais.

Em termos percentuais, o maior crescimento foi em João Pessoa, Paraíba. Foram 585 mil passageiros este ano, o que representa 16,3% a mais que nos primeiros meses de 2024, e 16,4% a mais que em 2019. A procura pela “Porta do Sol”, como a capital paraibana é conhecida, tem aumentado, por tratar-se da capital nordestina com melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social (IPS).

Assim como João Pessoa, Maceió, capital de Alagoas, consolida-se como hub turístico nacional. Mais de 977 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeródromo, 12,2% a mais que os 870 mil do mesmo período de 2024 e 30% a mais que em 2019, época em que registrou 757 mil passageiros nos quatro primeiros meses do ano.

RECUPERAÇÃO NACIONAL

Com isso, a região Nordeste segue a tendência de recuperação nacional e alcança mais de 12 milhões de passageiros nos dez principais aeroportos regionais em 2025, 170 mil a mais que nos mesmos meses de 2019, período pré-pandemia. Em relação a 2024, são 668 mil passageiros a mais, um crescimento de 5,9%. Somente em abril deste ano, 2,8 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram nos maiores aeroportos da região, em voos nacionais e internacionais.

Em termos nacionais, o número de passageiros que utilizaram o transporte aéreo nos quatro primeiros meses do ano no Brasil já é 4% maior do que o registrado em 2019, antes da pandemia. Na análise do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a movimentação anual deve ser a melhor da história e ultrapassar 123 milhões de passageiros até dezembro.

O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, pontuou que a evolução constante da aviação no Nordeste reflete não apenas o crescimento do turismo, mas também o impacto positivo dos investimentos realizados que aquecem a economia local. “Com mais brasileiros viajando pelo Nordeste, temos um setor fortalecido em uma região que utiliza o transporte aéreo como catalisador do desenvolvimento, capaz de gerar novas oportunidades em diversos setores da economia”, disse o secretário.

INTERIOR EM DESTAQUE

Porto Seguro, região histórica e que dá acesso à Costa do Descobrimento e à Costa das Baleias, ambas no Sul da Bahia, também apresentou crescimento significativo no número de passageiros. Entre janeiro e abril de 2019, mais de 627 mil pessoas passaram pelo aeroporto local. Em 2024, o número saltou para 731 mil e, em 2025, no mesmo período, chegou a 821 mil – crescimento de 12,3% deste ano para o ano passado.

Os meses de janeiro a março concentram verão, férias escolares e carnaval, um combo que garante aos destinos nordestinos aumento do turismo, o que reflete na procura por passagens aéreas para quase todos os estados.

O Aeroporto Internacional de Fortaleza, Ceará, contou com 1,8 milhão de passageiros este ano – aumento de 4,4%. Já o Aeroporto Internacional de Natal, capital do Rio Grande do Norte, contou com 794 mil passageiros no período, 39 mil a mais que nos primeiros quatro meses de 2024, aumento de 5,2%.

São Luís, Maranhão, teve aumento de 6,5% entre o primeiro quadrimestre de 2024 e 2025, saindo de 458 mil para 488 mil passageiros; Aracaju, Sergipe, cresceu 6,8% no comparativo dos períodos – de 398 mil a 425 mil passageiros, 27 mil a mais de um ano para o outro.

O Aeroporto de Teresina, capital do Piauí, foi o único entre os principais que teve uma queda de 5,8% na quantidade de passageiros, de 354 mil nos primeiros quatro meses de 2024 para 334 mil em 2025.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

João Campos encerra giro pelo interior na Missa do Vaqueiro de Serrita
Toritama recebe selo de transparência pelos festejos juninos de 2025
Pernambuco poderá ter novos padrões de qualidade da água: Abimael Santos cria projeto que obriga testes mensais e transparência das concessionárias
Prefeitura do Jaboatão lança plataforma digital para compra de medicamentos e insumos hospitalares
Prefeitura do Recife lança primeiro programa de locação social do Nordeste
Simão Durando entrega nova iluminação do viaduto e rotatória da BR-407 e reforça segurança na região
Prefeita Elcione discute melhorias na BR-101 em reunião com o DNIT
Alberes Lopes defende papel estratégico das Escolas do Legislativo em congresso regional
Juntos pela Segurança: com investimentos de R$ 7,4 milhões, governadora Raquel Lyra entrega novos equipamentos e veículos para as forças de segurança do Estado
Ao lado da governadora Raquel Lyra, Dona Graça recebe Selo Transparência 2025 pelos festejos juninos em Catende

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar