Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 7 de abril de 2020 1 comentário

Coluna da Folha desta terça-feira

Bolsonaro precisa deixar a Saúde em paz e focar em outros temas 

Independente do desfecho que venha a ter sobre a permanência do ministro Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro precisará urgentemente recuar do posicionamento intransigente a favor do isolamento vertical. Está mais do que provado que a população em sua maioria aprova o trabalho de Mandetta e reconhece a necessidade do isolamento horizontal para vencer a Covid-19.

Autor de O Príncipe, Nicolau Maquiavel afirmou que a principal virtude de um governante é se adaptar às circunstâncias do momento, e neste caso, compete a Jair Bolsonaro reconhecer que por mais que Luiz Henrique Mandetta seja um ministro reconhecido pelo público, o presidente até dezembro de 2022 será o próprio Bolsonaro, portanto, conflitar com Mandetta é um jogo já perdido pelo presidente, cuja responsabilidade será ainda maior se uma substituição do seu ministro ocasionar aumento exponencial dos casos.

O bônus e o ônus de qualquer resultado, mantendo Mandetta, será creditado ou debitado na conta de ambos, mas em caso de demissão do ministro e uma eventual piora da situação, que é o mais provável em qualquer circunstância, ficará na conta do presidente. Portanto, mudar um ministro bem-avaliado pela população é um equívoco que pode custar o seu governo.

É preciso saber o momento de recuar e compreender que não há muito a ser feito, a não ser continuar as medidas executadas pelo ministério da Saúde e focar em minimizar os efeitos econômicos da Covid-19, sob pena de o presidente ter sua popularidade reduzida a pó em caso de continuar as confusões em meio ao enfrentamento da pandemia.

Macaparana – Passado o prazo de filiação partidária, o ex-prefeito Paquinha ingressou no PP após articulação do deputado federal Eduardo da Fonte e do deputado estadual Antonio Moraes. Paquinha filiou 6 dos 11 Vereadores e montou uma chapa bastante competitiva que teve adesões importantes nos últimos dias. A situação segue dividida e até o momento não conseguiu lançar um candidato à sucessão do atual prefeito Maviael Cavalcanti.

Junho – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem data para decidir o adiamento ou não das eleições municipais de outubro. “A verdade é que nós estamos monitorando a evolução da doença. Imaginaria junho como sendo o momento em que nós temos que ter uma definição. O que eu sou radicalmente contra é o cancelamento das eleições e fazer todas coincidirem em 2022”, disse o ministro Luís Roberto Barroso, que será presidente do TSE a partir de maio.

Mulheres – O PDT do deputado federal Wolney Queiroz lançará ao menos duas pré-candidaturas de mulheres para prefeituras em outubro. Katiana Gadelha disputará Abreu e Lima, enquanto Milena Melo será o nome do partido em Palmares. Katiana perdeu a disputa em 2016 por pouco mais de 100 votos.

Força – Após o fim do prazo de filiações, a deputada Roberta Arraes saiu fortalecida com pré-candidatos a prefeito competitivos em várias cidades. Bringel Filho, Zé Capacete, Múcio, Riva Bezerra, George Duarte, Dr. Diego e Gustavo Matos são alguns dos que passam a integrar a base de apoio da deputada.

Inocente quer saber – Por que Bolsonaro não imita Donald Trump e desiste do isolamento vertical?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: blog, coluna edmar lyra, Eleições 2020, Folha de Pernambuco, jair Bolsonaro, política, roberta arraes

Comentários

  1. William Pontes diz

    7 de abril de 2020 em 8:14 am

    Um fato que ainda o blogueiro não percebe é a falta de cognição de Bolsonaro para ocupar o cargo de presidente. Na crise da pandemia tem uma ideia fixa que é um medicamento. Fora disso seu entorno familiar alimenta brigas e dissemina confusão aliado com alguns ministros. Essas intempestivas declarações contra China só prejuízo traz para o país no campo comercial e de Saúde. A China hoje é a nossa maior compradora mundial de soja, minério e petróleo, e somos compradores de diversos produtos chineses , e de materiais mesico/hospitalar( a China é o maior produtor munsial). Brinca de governar, e os monstros sabem que não entende de nada, por isso fica diariament3 com infantis declarações para seu seguidores.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Isso vale um abraço, Companheiro!
Salazar destaca avanços e articulação no primeiro semestre de gestão
Ministro Silvio Costa Filho e senador Humberto Costa participam do mutirão da saúde do Governo Federal em Pernambuco
Deputado Abimael Santos expõe a falta de caminhão-tanque dos Bombeiros em Toritama
Com atuação de Dr. Emílio Duarte, Justiça Eleitoral confirma mandato do vereador César Barros em Catende
Série da Rádio Alepe sobre Zika vence edição especial do Prêmio Synapsis
Simão Durando acompanha início das obras de iluminação dos viadutos Barranqueiros e da Sete de Setembro
Dueire reforça empenho na aprovação da PEC dos Municípios
Coronel Alberto Feitosa participa de Podcast em Lisboa
Vinícius Labanca entrega Comenda Paço Ettore Labanca ao senador Humberto Costa

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar