Animal de estimação poderá visitar paciente em hospitais do estado

Estudos comprovam que receber animais de estimação nos hospitais traz diversos benefícios à saúde, como aumento da autoestima, redução de dor, ansiedade e depressão, diminuição da pressão sanguínea e sistema imunológico mais resistente. Comum em países como os Estados Unidos, a permissão dessas visitas a pacientes tem crescido no Brasil e, em breve, os hospitais de Pernambuco também poderão abrir suas portas aos pets. Na última quarta-feira (11), a Comissão de Saúde da Alepe aprovou o Projeto de Lei 389/2019, estabelecendo critérios para a prática.

Através de um substitutivo apresentado pelo colegiado de Constituição, Legislação e Justiça, o texto permite que qualquer animal que possa ter contato com os seres humanos sem causar perigo tenham permissão para visitar tutores internados em hospitais públicos ou privados de todo o estado de Pernambuco. Cães, gatos, hamsters, tartarugas, coelhos, pássaros, entre outros animais terão acesso às unidades de saúde.

A proposta reconhece a importância terapêutica e o conforto psicológico que o contato com os animais dá aos pacientes, mas observa regras de acordo com o que Organização Mundial de Saúde estabelece. A visita só poderá ocorrer com a companhia de algum familiar do paciente internado ou de pessoa acostumada a manejar o animal, que deverá transitar dentro de caixa de transporte adequada ao seu tamanho e espécie, com exceção dos casos de cães de grande porte.

Outras precauções têm que ser tomadas: a visita só pode acontecer com autorização do médico do paciente e em um local específico do ambiente hospitalar (quarto de internação, sala de estar específica ou, no caso de cães de grande porte, no jardim interno, se houver); ainda no caso de caninos, o animal deverá ter equipamento de guia, com coleira e, quando necessário, com enforcador. O texto também estabelece que a carteira de vacinação do pet deva estar em dia e a entrada na unidade hospitalar ser aprovada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

“A internação não é uma coisa agradável. O isolamento, a distância de casa, da família, enfim, são fatores que não contribuem em nada com a saúde do paciente. Então, essa é uma questão que precisa ser pensada do ponto de vista de quem está doente. Estudos e casos recentes de expressiva melhora no quadro de saúde de pacientes internados há um longo período fortalecem a importância da aprovação desta proposição”, avalia Romero Albuquerque, autor do projeto.

O projeto ainda observa que não será permitido o ingresso dos animais em alguns setores hospitalares, como áreas de isolamento, quimioterapia, transporte, assistência a pacientes vítimas de queimadura, UTIs, farmácia, área de preparo de medicamentos, central de material e esterilização e áreas de manipulação de alimentos. A matéria ainda vai tramitar por outros colegiados antes de seguir para discussão no plenário.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais