Acordo garante moradia para mais de mil famílias de Muribeca, no Jaboatão

Foto: Matheus Britto/Prefeitura do Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Justiça Federal, Ministério Público e Caixa Econômica Federal chegaram a um acordo para manter as moradias de mais de mil famílias que residem em torno do Conjunto Muribeca. Há mais de 30 anos, parte do terreno pertencente à Caixa foi ocupada e, devido à decisão da Justiça de demolir o conjunto que havia sido desocupado, essas residências também seriam demolidas. No entanto, a Prefeitura do Jaboatão interveio em favor dos moradores e a juíza federal Nilcéa Maria Barbosa Maggi acolheu os argumentos sobre as consequências do problema social. Além das residências, também serão mantidas a sede do Centro de Saúde Alternativa de Muribeca (Cesam) e a Igreja Batista do Centenário.

Nesta quarta-feira (19), o prefeito Anderson Ferreira recebeu representantes dos moradores, em seu gabinete, para informar a decisão judicial. Ele ressaltou que o acordo foi possível porque a Caixa acatou a sugestão de reduzir a área total do terreno do qual tem posse. Com a demolição das 69 unidades do Conjunto Muribeca e das edículas que haviam no local, o terreno será repassado para o município, conforme decisão da Justiça Federal.

Após receber repasse da área, a Prefeitura do Jaboatão dará início à  regularização fundiária dos imóveis para as mais de mil famílias agora beneficiadas. “Esse é um problema que se arrasta há 30 anos e a nossa gestão está conseguindo resolver em apenas três. Isso só aconteceu graças ao entendimento e ao bom diálogo que mantivemos com os moradores. Quem residia nas edículas, hoje, está com casa própria no Residencial Fazenda Suassuna, mas essas mais de mil famílias ficariam sem teto. Procuramos a Justiça, o Ministério Público e a Caixa e todos entenderam a questão social. Vencemos mais uma etapa. Agora estamos tranquilizando todas essas pessoas de que continuarão com as suas casas e que receberão o título de posse definitivo”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Fundador do movimento Somos Todos Muribeca, Israel José da Silva agradeceu o apoio da gestão para solucionar o problema dos moradores. “Estou vendo com bons olhos essa ‘nova Muribeca’ porque o prefeito agiu com ousadia. As outras gestões poderiam ter feito algo, mas é nessa que está sendo realizado”, disse.

Giselda Alves da Silva, uma das fundadoras do Cesam, também ressaltou a importância da continuidade do trabalho na comunidade. “A importância do Cesam é o respeito à natureza e às pessoas. Ficamos preocupadas com o que aconteceria, se houvesse a demolição, mas sempre tive confiança. Por isso, quero agradecer o apoio que tivemos da equipe do prefeito Anderson Ferreira”, destacou.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais