Homem da Meia-Noite recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a pedido do deputado Clodoaldo Magalhães, fará uma homenagem aos 88 anos do Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006. A comemoração será através de uma sessão solene na próxima quarta-feira (12), no auditório Sérgio Guerra, às 18h. A troça carnavalesca é uma das mais antigas agremiações a circular pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda.

“É uma honra e satisfação promover uma homenagem tão significativa para um dos blocos mais tradicionais de Pernambuco. O Homem da Meia-Noite traz consigo muita história e bastante cultura para um povo que ama e vive o Carnaval. O calunga não é só gigante em tamanho, mas principalmente em carinho e afeto por parte dos foliões”, destaca o deputado Clodoaldo Magalhães.

Para o presidente do bloco, Luiz Adolfo, a homenagem tem relação direta com o que O Homem da Meia-Noite representa. “É uma forma de reverenciar aqueles que fundaram a agremiação e um reconhecimento à cultura popular, uma forma através da qual o povo consegue expressar as suas ideias. Trata-se de uma grande homenagem a todos os que fazem parte dessa história”, ressalta o presidente.

O boneco místico e misterioso é símbolo do Carnaval de Olinda e abre oficialmente a folia com seu desfile pela Cidade Alta no sábado, com direito a papel picado, fogos e muito frevo. Todos aguardam ansiosos pela aparição do calunga.

O boneco gigante de Olinda foi criado por Benedito Bernardino da silva, marceneiro e entalhador e pelo pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz. Há duas histórias sobre o seu surgimento. Uma delas é que Luciano, apaixonado por cinema, ficou encantado com o filme “O Ladrão da Meia Noite” e, por isso, deu origem ao gigante de 4,5 metros de comprimento. Já a segunda versão fala que Benedito sentava-se na calçada da sua casa e sempre via passando um homem alto e forte, que usava um chapéu preto e um dente de ouro. Até hoje, nenhum dos fatos são confirmados. A única certeza é que a criação do clube aconteceu devido a divergências entre os diretores do tradicional Cariri de Olinda, quando alguns desses homens saíram da liderança para fundação do Homem da Meia-Noite.

No Carnaval 2020, a agremiação vai prestar uma bela homenagem à água. Com o tema “Chover”, o evento abordará de maneira lúdica e criativa a preservação da água. Antes do desfile, o calunga conta com uma série de cuidados. Segundo o presidente da agremiação, Luiz Adolpho, entre os preparos estão a troca de roupa que acontece às 18h, um brinde com cachaça e um banho de perfume realizado por crianças.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais