Coluna do blog desta terça-feira

Marco Aurélio faz alerta à oposição sobre 2020

O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Marco Aurélio (PRTB), questionado sobre as eleições de 2020 fez um alerta sobre o rumo da oposição a ser tomado no ano que vem. É importante lembrar que o atual grupo oposicionista foi derrotado em duas eleições na capital para o PSB e em quatro eleições para o governo.

De acordo com Marco Aurélio, a oposição precisa entender que não se pode menosprezar a força da candidatura de João Campos, a incompetência da oposição em perder eleições e a competência do PSB em vencer disputas eleitorais. E por isso ele sublinha que o caminho a ser adotado pelos oposicionistas é o de buscar a unidade e levar em consideração qual o melhor nome para enfrentar o PSB em 2020.

Ele considera que a vitória de João Campos, diante da administração do estado e da prefeitura, é um equívoco, mas pela desorganização da oposição e pelo fato de os pretensos candidatos da oposição terem projetos pessoais e não um projeto de poder, ele poderá ser o grande beneficiário da falta de unidade oposicionista.

Para o deputado, a eleição de 2020 na capital será vital para o futuro da política estadual, podendo colocar um fim à hegemonia do PSB ou ampliar esta hegemonia por muitos anos. Portanto, atingir a unidade é mais importante do que se pensar em projetos pessoais.

Combate à Corrupção
– 
O governador Paulo Câmara sancionou uma lei que evita fraudes nos contratos entre empresas e o Estado, na segunda-feira 09, durante o seminário ‘Combate à Corrupção: Governança e Integridade no Estado de Pernambuco’. O pontapé para a criação da norma foi do deputado estadual Delegado Erick Lessa, que em maio apresentou um projeto sobre o assunto na Assembleia. Depois, o Poder Executivo elaborou uma matéria semelhante, que foi discutida em um grupo de estudo comandado pelo deputado na Alepe. O combate à corrupção faz parte da trajetória de Lessa, que, ainda quando atuava como delegado, presidiu a primeira operação de combate à corrupção no meio político da história da Polícia Civil de Pernambuco, à época com 197 anos, culminando com a prisão de dez vereadores no município de Caruaru.

Prestigiado – A deputada estadual Simone Santana recebeu um almoço em homenagem ao seu aniversário no buraco frio da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O almoço foi prestigiado por muitos deputados da Casa, que fizeram questão de lhe dar um abraço pela passagem de mais uma primavera.

Desistência – A deputada estadual Priscila Krause (DEM) comunicou aos colegas deputados oposicionistas que não irá assumir a liderança da oposição na Alepe em 2020 conforme havia sido acordado o rodízio com o deputado Marco Aurélio, que poderá ser reconduzido ao posto no ano que vem.

Avulsos – Audiência pública, realizada nesta segunda-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF), deu o primeiro passo para a possibilidade de candidaturas avulsas, sem filiação em partido político, no sistema eleitoral brasileiro. A audiência foi convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do Recurso Extraordinário que discute o tema no STF. Uma das participantes, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) disse que “existe hoje um cartel no sistema político partidário que impede o exercício amplo do poder de voto, pois as agremiações se unem e criam regras para se perpetuarem no poder, asfixiando indivíduos ou grupos que tentem estabelecer ideias independentes”.

Aliança – A primeira reunião do grupo que vai organizar a coleta de assinaturas para criação do partido Aliança pelo Brasil, aconteceu nesta segunda-feira, no Recife. O encontro foi realizado no Hotel Jangadeiro, com cerca de cento e cinquenta lideranças do estado. A criação do Aliança em Pernambuco é liderada por Gilson Machado Neto, Silvio Nascimento, Coronel Meira e pelo publicitário Osvaldo Matos.

RÁPIDAS

Paulista – O ex-vereador Silvio Moura, que assumiu o mandato entre 2009 e 2012, anunciou que será novamente candidato à Câmara Municipal de Paulista em 2020. Ele tem sido incentivado por amigos a entrar na disputa para qualificar a representação naquele poder legislativo.

Roda de Conversa – A partir de janeiro de 2020 assumo o comando do programa Roda de Conversa na TV Nova Nordeste, que virou uma rede de emissoras em outros estados nordestinos. O formato é idêntico ao Roda Viva Pernambuco.

Inocente quer saber – A deputada Teresa Leitão foi mesmo ameaçada por Joel da Harpa?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais