Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 14 de outubro de 2019

Coluna do blog desta segunda-feira

Daniel Coelho ganha força para ser o candidato único da oposição 

Por duas vezes o deputado federal Daniel Coelho tentou, sem sucesso, a prefeitura do Recife. Na primeira ocasião em 2012 tornou-se a grande sensação da disputa e por muito pouco não chegou ao segundo turno contra Geraldo Julio. Já na segunda tentativa ficou apenas em terceiro lugar, sendo derrotado pelo prefeito Geraldo Julio e ex-prefeito João Paulo, que foram ao segundo turno.

Durante as duas ocasiões, Daniel disputou a prefeitura pelo PSDB, na primeira tentativa contou com o apoio do PPS, enquanto na segunda surgiu com o apoio do PSL. Em ambos os casos prevaleceu um certo isolamento de Daniel por parte da oposição, que não contava com a confiança dos pares oposicionistas.

Para 2020 o sentimento na oposição tem sido diferente, e há uma corrente cada vez mais hegemônica defendendo que a oposição composta por PSDB, PSL, PL, PSC, Podemos, Cidadania, Democratas e Republicanos possa marchar unida em torno da candidatura de Daniel. Os defensores do nome de Daniel apostam que ele é bom de debate e de televisão, e tendo o apoio da oposição em torno da sua candidatura tem condições de crescer.

A corrente minoritária na oposição acredita que Daniel Coelho não oferta perspectivas de poder e por isso deveria apostar num nome que nunca disputou majoritárias. Alguns avaliam que Daniel por já ter perdido duas e não representar efetivamente uma novidade, será um candidato fácil de desconstruir.

Com as definições cada vez mais próximas, numa escala de 0 a 10, Daniel Coelho estaria com 7 de chances de ser o único nome apresentado pela oposição que foi liderada pela candidatura de Armando Monteiro em 2018. Definindo o deputado como candidato, a oposição terá que montar chapas proporcionais competitivas para sustentar o projeto do deputado do Cidadania.

Chegando Junto – As Frentes de Trabalho Miguel Arraes, ação do Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife chega a 137° unidade de ensino, com a adesão da creche-escola Governador Eduardo Campos (Ibura). Nesta segunda-feira (14), o prefeito Geraldo Julio assina o decreto formalizando a iniciativa, inspirados no governador Miguel Arraes. No ato, também será lançado o Programa Gera Cidadania, voltado para combater situações de risco para crianças e adolescentes, proporcionando atividades no contraturno escolar.

Disposição – Aos 80 anos de idade, o deputado estadual Manoel Ferreira, que exerce o sétimo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, atua na Casa como se ainda estivesse no primeiro mandato, tamanha a sua disposição e participação no dia a dia daquele poder.

Eduardo da Fonte – Católico fervoroso, o deputado federal Eduardo da Fonte integrou a comitiva de autoridades que participou da canonização da Irmã Dulce no Vaticano que se tornou a primeira santa brasileira.

Aquisição – Eleito pelo PSD, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, será o primeiro prefeito importante a anunciar filiação ao Podemos do deputado federal Ricardo Teobaldo. Marcelo tem todas as condições de ser reeleito em 2020 devido a sua extraordinária aprovação na cidade.

Itamaracá – A Procuradoria Município da Ilha de Itamaracá, perde uma peça importante com a saída do agora ex-procurador Adjunto Raphael Costa, sua exoneração fora publicada no último dia 10 de outubro de 2019. Perde a gestão um profissional gabaritado que estava naquela Procuradoria desde o início do atual Governo.

RÁPIDAS

Painel Político – Nesta segunda-feira irá ao ar a nossa entrevista com o deputado federal João Campos. Será a partir das 14:30 horas nos canais 27 e 527 da NET e em nossas plataformas digitais. Fiquem ligados.

Aniversário – Gostaria de agradecer as inúmeras manifestações que recebi dos amigos pela passagem do meu aniversário neste domingo. Fico feliz pela atenção dos amigos e leitores que acompanham a nossa trajetória profissional.

Inocente quer saber – Mendonça Filho desistiu de ser candidato a prefeito do Recife em 2020?

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: blog edmar lyra, coluna edmar lyra, daniel coelho, Eleições 2020, joão campos, mendonça filho, política, ricardo teobaldo

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login