Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:09 am do dia 27 de abril de 2018

Coluna do blog desta sexta-feira

Armando une oposição para ser o candidato a governador

Apesar de ter havido o adiamento do anúncio daquele que virá a representar o campo oposicionista para enfrentar Paulo Câmara, o que se comenta nos bastidores é que Armando Monteiro ficou novamente com a incumbência de ser o adversário de Paulo Câmara nas eleições de outubro. Além de aparecer bem posicionado nas pesquisas, Armando detém uma rejeição considerada baixa e poderá construir uma narrativa de que Paulo Câmara já teve a chance dele e que está na hora de Pernambuco experimentar um novo projeto amparado na liderança nacional de Armando e na sua credibilidade perante o meio político e a sociedade.

Está pesando a favor de Armando ser o candidato também essa situação de criminalização da política. Mesmo tendo sido deputado federal, ministro e senador, participando ativamente dos últimos vinte anos da política estadual e nacional, Armando Monteiro pode orgulhar-se de dizer que nunca esteve envolvido em escândalo de corrupção, e se a premissa da honestidade que está sendo exigida pela sociedade for verdadeira até a eleição, o senador estará preenchendo tranquilamente este requisito.

Existem dois fatores que consolidam o nome de Armando, o primeiro é que ele não foi ministro de Temer e naturalmente não receberia o desgaste do presidente, e o segundo foi a indefinição do MDB que praticamente inviabilizou o também senador Fernando Bezerra Coelho como candidato a governador.

Por fim, o fato de liderar um amplo grupo de prefeitos e deputados, o senador Armando Monteiro ganhou mais força para ser o candidato, pois conta com Mario Ricardo (Igarassu), Celia Sales (Ipojuca), Raimundo Pimentel (Araripina), Demóstenes Meira (Camaragibe), Helio dos Terrenos (Belo Jardim), Bruno Pereira (São Lourenço da Mata) e Izaias Regis (Garanhuns), que juntos poderão fazer a diferença em suas respectivas regiões, uma vez que são cidades relevantes no sentido de eleitorado e de pessoas que podem se engajar no projeto liderado por Armando Monteiro.

Caberá ao grupo oposicionista definir as outras duas vagas da majoritária, pois há uma inclinação de que o ex-ministro Mendonça Filho deverá disputar a primeira vaga do Senado, restando a segunda e a vice-governadoria, que poderão ser ocupadas por integrantes da Frente Popular preteridos por Paulo Câmara na composição da majoritária do PSB.

Jarbas Vasconcelos – Confiante de que terá o comando do MDB de Pernambuco, o deputado federal Jarbas Vasconcelos está caminhando a passos largos para ser novamente candidato a senador. Principal referência política de Pernambuco, Jarbas deverá ser colocado como o grande aliado de Paulo Câmara para transferir seu prestígio ao governador e garantir mais quatro anos para a Frente Popular de Pernambuco.

Prestígio – O ex-ministro da Educação Mendonça Filho conseguiu reunir para esta sexta-feira o prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas ACM Neto e o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, que estarão presentes num evento que discutirá educação organizado pela Fundação Liberdade e Cidadania, braço do Democratas. O ato ocorrerá a partir das 9 horas da manhã no auditório do MV Empresarial, na Avenida Recife.

Saudoso – No último dia 24 completou sete anos da morte do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, que até hoje faz muita falta a Pernambuco por seu estilo arrojado em defender os interesses do estado. Apesar da sua partida, ele deixou herdeiros na política para continuar o seu legado, que são o seu filho Mendonça (federal), o genro Augusto Coutinho (federal), o neto Rodrigo Coutinho (vereador) e a filha Andrea Mendonça que será candidata a deputada estadual.

Boa gente – O governador Paulo Câmara goza de muito respeito na bancada federal de Pernambuco e também fora do estado. A imagem do governador é a de que é uma pessoa do bem, dedicado e trabalhador, e por isso, mesmo diante das dificuldades do seu governo, dizem os políticos, terá grandes chances de ser reeleito.

Estadual – Em Caruaru, se dá como certo que a prefeita Raquel Lyra (PSDB) não irá lançar o marido para deputado estadual em outubro, como chegou a se especular. Isso atiçou a disputa entre aliados para ser o estadual apoiado pela gestão municipal. O presidente da Câmara de Vereadores, Lula Torres, chegou a deixar o PDT e se filiar ao PSDB da prefeita, visando ser o candidato. Na cidade, se diz que esta mudança de partido gerou um estremecimento com José Queiroz (PDT). Outro vereador da base governista, Fagner Fernandes (Avante), também almeja ser o estadual da prefeita. Fagner tem trabalhos com a causa animal e o deputado federal Sílvio Costa já defendeu a candidatura em rádios locais.

RÁPIDAS

Suplente – Filiado ao Podemos, o advogado Antônio Campos vem ganhando força para ser candidato a suplente de senador na chapa da oposição. Ele entraria na majoritária sobretudo pelo simbolismo do irmão de Eduardo decidir caminhar com a oposição ao PSB.

Desejo – O senador Humberto Costa acostumou-se com o salão azul do Senado e por isso quer a todo custo levar o PT para a coligação do governador Paulo Câmara para garantir a sua vaga na majoritária da Frente Popular. Ele garante a aliados que o PT jamais dará legenda a Marília Arraes e que a aliança com o PSB está praticamente sacramentada.

Inocente quer saber – A chapa Geraldo Alckmin/Henrique Meirelles possui algum tipo de apelo popular?

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login