Coluna desta quarta-feira

Foto: Divulgação

Evilásio Mateus coloca Araripina em destaque nacional sobre transparência 

A conquista do Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal pela Prefeitura de Araripina representa mais do que um reconhecimento técnico concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Em um cenário nacional onde a transparência e a responsabilidade fiscal se tornaram elementos centrais para a credibilidade das administrações públicas, o resultado alcançado pela gestão do prefeito Evilásio Mateus e do vice-prefeito Bringel Filho ganha dimensão política significativa. Ao ocupar a 94ª colocação entre os 5.569 municípios brasileiros avaliados, Araripina não apenas entra para o seleto grupo das cem cidades mais bem posicionadas do país, como também passa a ostentar um indicador objetivo de eficiência administrativa, algo cada vez mais valorizado pela população e pelos órgãos de controle.

O desempenho chama atenção porque ocorre em um momento em que a capacidade de gestão tem sido um dos principais critérios de avaliação dos governos municipais. O Selo A não é uma certificação simbólica. Ele resulta de uma análise rigorosa realizada por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que verifica a qualidade dos dados enviados ao Governo Federal, o cumprimento dos prazos legais, a conformidade com as normas contábeis e a transparência das informações públicas. Em outras palavras, trata-se de uma avaliação baseada em critérios técnicos e mensuráveis, o que fortalece ainda mais o peso institucional da conquista obtida por Araripina.

Politicamente, o resultado fortalece a narrativa construída pela atual gestão de que é possível combinar investimentos, desenvolvimento e organização fiscal. Em administrações públicas, a capacidade de manter as contas equilibradas e apresentar informações confiáveis aos órgãos de fiscalização costuma refletir diretamente na obtenção de recursos, na celebração de convênios e na confiança de instituições financeiras. Ao figurar entre os municípios mais transparentes do Brasil, Araripina melhora sua imagem perante o Governo Federal, tribunais de contas e agentes financiadores, criando um ambiente mais favorável para a captação de investimentos e para a execução de projetos estruturadores. Trata-se de um ativo administrativo que ultrapassa os limites do reconhecimento formal e passa a integrar o patrimônio institucional do município.

Para Evilásio Mateus e Bringel Filho, a certificação chega como um importante reforço político e administrativo. Em tempos de forte cobrança por resultados concretos, indicadores nacionais de desempenho costumam ter impacto relevante na percepção da opinião pública. O reconhecimento do Tesouro Nacional oferece à gestão um argumento sólido para demonstrar compromisso com a boa aplicação dos recursos públicos e com a modernização da máquina administrativa. Mais do que um selo, a conquista coloca Araripina em posição de destaque no cenário nacional e sinaliza que a eficiência na gestão pública pode ser um diferencial competitivo para os municípios que desejam crescer de forma sustentável, transparente e alinhada às melhores práticas da administração pública brasileira.

ReconhecimentoO prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e a pré-candidata a deputada estadual Andréa Medeiros acompanharam a governadora Raquel Lyra durante o São João de Gravatá e destacaram a receptividade da população à gestora estadual. Segundo os aliados, o entusiasmo dos gravataenses reflete os investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco em áreas como infraestrutura, segurança, recursos hídricos e geração de emprego e renda, reforçando a parceria entre o Estado e os municípios para ampliar ações e projetos em benefício da população.

EntregasO presidente da Federação União Progressista e pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte, participou nesta terça-feira (23), em São Benedito do Sul, da entrega de veículos para as áreas de educação, assistência social e saúde, ao lado do senador Humberto Costa, prefeitos da Mata Sul e lideranças políticas da região. Durante o evento, foi destacado que Eduardo da Fonte e o deputado federal Lula da Fonte já destinaram mais de R$ 8 milhões ao município, reforçando investimentos voltados à melhoria dos serviços públicos e ao desenvolvimento local.

Fortalecimento – A pré-candidatura de Zé de Irmã Têca à Assembleia Legislativa de Pernambuco ganhou novo impulso na Região Metropolitana do Recife com a adesão de importantes lideranças políticas do Paulista. O grupo reúne nomes como o vereador Raul Silva, os ex-vereadores Márcio Freire, Glauco Cazé e Pera do União, além do ex-candidato a deputado estadual Ricardo Andrade e diversos suplentes de vereador e lideranças comunitárias. O movimento amplia a presença política do ex-prefeito de Itapissuma em uma das principais cidades da RMR e fortalece a construção de sua candidatura para as eleições de 2026.

Inocente quer saber – Qual será a contemplação de Raquel Lyra aos preteridos da chapa majoritária?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais