
Pelo segundo ano consecutivo, Terra dos Camarás se consolida como um dos mais fortes destinos turísticos do estado durante a Folia de Momo e promoverá festa democrática e plural com três grandes polos culturais prestigiando artistas locais, nacionais e vários ritmos que são patrimônio de Pernambuco e do Brasil
Com muito frevo no pé, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, divulgou na manhã desta quinta-feira (05/02), durante coletiva de imprensa realizada no Camará Shopping, a programação oficial do “Carnaval Camará 2026 – Nossa Raiz, Nosso Ritmo”. Serão seis dias de folia, da sexta-feira (13/02) até a Quarta-feira de Cinzas (18/02), com mais de 56 apresentações em três grandes polos culturais, o que consolida a Terra dos Camarás como um dos mais fortes destinos turísticos de Pernambuco durante a Folia de Momo.
“Camaragibe possui ampla riqueza cultural de vários ritmos e manifestações, além de uma vocação natural para essa atividade econômica que também é o Carnaval, gerando emprego e renda. Aqui temos patrimônios históricos, roteiros ecológicos e, agora, um calendário de grandes eventos festivos. Desde o ano passado Camaragibe entrou de vez na rota dos grandes eventos do estado e agora a gente consolida ainda mais a Terra dos Camarás como um grande e forte destino turístico cultural de Pernambuco. Agradeço à governadora Raquel Lyra por todo o apoio e tenho certeza que faremos uma festa segura e grandiosa”, afirmou Diego Cabral.
De acordo com a Fundação de Cultura e Turismo de Camaragibe, a programação foi elaborada de forma democrática e plural, prestigiando as raízes culturais do município e de Pernambuco, por meio de artistas e grupos locais bastante conhecidos e bandas e cantores de peso nacional que arrastam multidões por onde passam. A grade de shows e apresentações terá nomes como Spok, Almir Rouche, Priscila Senna, Otto, Michele Andrade, Revelação, Pixote, Ferrugem, Conde Só Brega, Maestro Ademir Araújo, Coco de Umbigada, Maracatu Estrela Brilhante, Bloco Amantes da Flores, Escola de Samba Couro de Gato e Mãe Beth de Oxum, entre outros. Já os dois homenageados são o Mestre Maureliano (falecido em 2025), que foi percussionista, luthier e influenciou gerações de artistas do movimento manguebeat, e Dona Céa, uma das primeiras mulheres a ser porta-estandarte, que passou por quase todas as agremiações carnavalescas da cidade e aos 74 anos continua sendo uma referência na folia local.
Na entrevista coletiva, além de divulgar toda a programação, o prefeito Diego Cabral e a presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Camaragibe, Rosa Santana, apresentaram os três polos centrais da folia na cidade: o principal, Polo Pernambuco Meu País, no Pátio de Eventos; o Polo Dona Céa, na Vila da Fábrica; e o Polo Mestre Maureliano, na Praça do Açude (Praça do Timbi). Segundo o gestor, Camaragibe terá ainda outros 10 polos descentralizados que funcionarão nos fins de semana antes e depois do Carnaval.
“Toda a equipe da Fundação de Cultura e demais secretarias está trabalhando diariamente em todo o planejamento e organização desses seis dias de festa para que ela seja mais uma grande vitrine de Camaragibe, um evento com segurança, mobilidade e, claro, muita alegria. A população e os turistas conseguirão ver aqui grandes artistas de renome nacional e local, além do melhor da cultura popular da Terra dos Camarás e de Pernambuco, que é uma das características dessa cidade tão rica. Certamente será um carnaval inesquecível”, destacou Rosa Santana.
Além do prefeito Diego Cabral e da vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Comandante Débora, participaram da solenidade de apresentação da programação vários secretários e servidores municipais, vereadores da cidade, o deputado estadual João de Nadegi (PV), o maestro Spok, os homenageados do Carnaval, representantes da Guarda Civil Municipal e do Comando da Polícia Militar de Pernambuco, conselheiros municipais de cultura e representantes de agremiações carnavalescas e moradores da cidade.
Programação – O “Carnaval Camará 2026 – Nossa Raiz, Nosso Ritmo” começa com um esquenta na sexta-feira (13/02) com atrações no palco montado na Vila da Fábrica e a saída do tradicional Bloco Corujão. No sábado (14/02) acontece a abertura oficial, no Polo Dona Céa, com a realização, pela primeira vez, da “Noite dos Tambores”, uma grande homenagem ao Mestre Maureliano que vai reunir os batuques de maracatus, escolas de samba e axé. A homenageada, que dá nome ao Polo, também será lembrada com um desfile de estandartes e flabelos.
A partir do domingo (15/02), os três polos funcionarão simultaneamente: o Polo Pernambuco Meu País estreia com uma noite de muito samba e brega com os grupos Revelação e Pixote, além da Banda Felipe Lima e do Conde Só Brega. Já o Polo Mestre Maureliano terá, em três dias, uma programação mais alternativa, com as apresentações dos cantores pernambucanos Joyce Alane (indicada ao Grammy Latino em 2025) e Otto, na terça (17/02).
Na quarta (18/02) tem muita festa ainda com as apresentações dos cantores Clara Sobral, Gil Júnior, Ferrugem, Michele Andrade e Priscila Senna, encerrando a folia. Para conferir a programação completa e outras informações, basta acessar o https://camaragibe.pe.gov.br/carnavalcamara/home/
Segurança e serviços – Além dos três polos culturais, o Carnaval 2026 de Camaragibe também terá uma estrutura de segurança e serviços elaborada exclusivamente para a segurança e tranquilidade dos foliões. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, mais uma vez, fará um trabalho de videomonitoramento em parcerias com as polícias Civil e Militar de Pernambuco e total apoio da Guarda Civil Municipal.
Já a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome, em uma iniciativa inédita com a Fundação de Cultura e Turismo, terá uma Central de Acolhimento no polo central, para receber filhos de barraqueiros que irão trabalhar durante os dias de festa. A Fundação terá, ainda, a Central de Informações Turísticas, na Vila da Fábrica, para oferecer todo apoio aos moradores e turistas.



