
Encontro destacou a importância do cuidado emocional e trouxe projetos em andamento no município
Na manhã desta terça-feira (23), o Plenário da Câmara do Ipojuca sediou o ‘Encontro sobre Saúde Mental – Setembro Amarelo’. Participaram da ocasião o presidente da Casa, vereador Flávio do Cartório, além dos vereadores Albérico da Cobal, Danda Positivo, Irmão Ricardo, Julinho Marinho, Magal Nascimento, Professor Luiz Flávio e Xié de Camela. Também estiveram presentes Zélia Menezes, coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, e Peônia Ramos, representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ipojuca.
Em sua fala de abertura, o presidente Flávio do Cartório destacou a gravidade do cenário mundial e nacional no tema. “Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum transtorno de saúde mental, e o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. Somente em 2024, foram mais de 470 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais, o maior número em dez anos”, afirmou.
Neste contexto, Flávio ressaltou que a Câmara tem apoiado iniciativas locais de cuidado, a exemplo do Projeto PreAmar, que recebeu emendas parlamentares dele e dos vereadores Danda Positivo, Irmão Abel, Irmão Genival, Irmão Ricardo e Professor Eduardo para viabilizar sua execução. O PreAmar, que já está em curso, busca fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, promovendo ações de prevenção, diagnóstico e tratamento em saúde mental, além da capacitação de profissionais e desenvolvimento de ferramentas de gestão.
A programação contou ainda com a palestra da psicóloga Eva Monteiro, que abordou o autoconhecimento como ferramenta para reduzir o sofrimento e ampliar o bem-estar. “O adoecimento mental precisa ser pauta o ano todo, não apenas em setembro”, ressaltou a profissional. Em seguida, a presidente da Rede Vhida, Edjane Monteiro, encerrou o evento, com uma prestação de contas parcial do projeto PreAmar, que é fruto de parceria dessa associação com o Instituto de Gestão em Políticas Públicas do Nordeste (IGPN) e a Faculdade Novo Horizonte.
O ‘Encontro Sobre Saúde Mental – Setembro Amarelo’ reforçou a importância de tratar a saúde mental como prioridade coletiva, envolvendo poder público, sociedade civil e profissionais da área, e marcou um passo importante para a consolidação de políticas de acolhimento e prevenção no município.



