Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 12:30 pm do dia 3 de julho de 2025 1 comentário

Diego Cabral é eleito vice-presidente de comissão nacional de prevenção a desastres para municípios acima de 80 mil habitantes

Foto: Divulgação

Gestor de Camaragibe compõe grupo de direção da CASD, da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), ao lado do colega Bruno Reis, prefeito de Salvador (BA)

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, foi eleito como vice-presidente de um importante grupo de trabalho de prevenção a desastres naturais em municípios acima de 80 mil habitantes: a Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD) da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). O gestor da Terra dos Camarás vai atuar na vice-presidência da comissão durante o biênio 2025-2027 ao lado do prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis, escolhido como presidente.

A CASD foi criada em 2022 e surgiu como resposta à tragédia provocada pelas chuvas na cidade de Petrópolis (RJ) naquele ano e pelo reconhecimento dos gestores nacionais da urgência em articular o enfrentamento aos impactos dos desastres relacionados ao clima nos municípios brasileiros, cuja realidade vem sendo agravada nos últimos anos pelas mudanças climáticas. A comissão é composta por prefeitas e prefeitos de todas as regiões do Brasil e tem o objetivo permanente de acompanhar e influenciar a formulação de políticas públicas voltadas à adaptação urbana e à gestão de riscos e desastres.

“Sabemos que Camaragibe tem cerca de 80% do seu território composto de morros, com áreas de risco e um histórico de alguns desastres nos períodos de chuvas. A CASD, desde que foi criada, tem um papel fundamental de atuar na prevenção desses acidentes, com a troca de experiências exitosas em cidades brasileiras e uma articulação política junto ao Governo Federal para mitigar riscos e oferecer segurança à população desses municípios. Agradeço a confiança de todos os colegas prefeitas e prefeitos nessa escolha e, ao lado de Bruno Reis, um dos mais bem avaliados nas capitais brasileiras, tenho certeza que faremos um trabalho exitoso e de resultados eficientes”, afirmou Diego Cabral.

De acordo com o gestor da Terra dos Camarás, a comissão desempenha um papel significativo desde que foi criada, tendo em vista que anualmente um número expressivo e crescente de municípios brasileiros é atingido por desastres naturais durante o inverno, em alguns casos deixando vítimas e graves consequências sociais e econômicas para a população. A preocupação da comissão, inclusive, é que este cenário se agrave em razão das mudanças climáticas no planeta nos últimos anos, que por vezes atingem o Brasil, seja com excesso de chuvas ou períodos prolongados de estiagem.

Além disso, Diego Cabral, assim como os demais prefeitos que compõem a CASD, reconhece a existência de uma lacuna na coordenação interfederativa para o enfrentamento, prevenção e desenvolvimento de ações efetivas e necessárias para os municípios. A atuação da comissão junto ao Governo Federal e aos órgãos responsáveis pelas agendas de cidades, clima e Defesa Civil, promovendo estratégias e instrumentos que fortaleçam a resiliência dos municípios, na sua análise, vai mudar esse cenário de forma a auxiliar ainda mais as populações dessas cidades.

“A CASD é uma comissão formada por prefeitas e prefeitos e, desse modo, tem um caráter político. De modo que a sua atuação está fortemente vinculada à articulação política entre seus membros e o Governo Federal, principalmente com os órgãos atuantes na agenda de cidades, gestão de riscos e desastres e mudança climática. Essa pauta é extremamente importante para a construção e transformação de cidades como Camaragibe em lugares mais seguros, com planejamento urbano e sustentável e mais qualidade de vida para os moradores”, destacou Diego Cabral.

Segundo o prefeito, a CASD também atua através da elaboração de produtos de conhecimento, que fortaleçam a capacidade institucional das cidades e auxiliem a articulação política da comissão. Para isso, conta com o apoio técnico da equipe de cidades e adaptação urbana do WRI Brasil, uma organização de pesquisa independente que faz parte do World Resources Institute (WRI), instituto global de estudos que trabalha para melhorar a vida das pessoas, proteger a natureza e estabilizar o clima no planeta.

Diego Cabral ressaltou, no entanto, que a CASD não atua diretamente em situações emergenciais de desastres, mas está a serviço dos seus membros para apoiar com articulações necessárias, troca de experiências e contribuições com conhecimento para gerenciar crise e mitigar riscos e impactos. Além disso, também tem o objetivo de acompanhar, de forma permanente, a pauta de adaptação urbana e desastres junto aos órgãos para contribuir com a construção e promoção de instrumentos, estratégias e políticas públicas nestas agendas.

“A CASD tem pautas prioritárias em seu escopo, como a prevenção de desastres, o financiamento e recomposição orçamentária, bem como o apoio mútuo emergencial e a legislação. Tudo isso é trabalhado através de ações de gestão participativa, educação e conscientização, mapeamento de áreas de risco, monitoramento e alerta, e resposta a desastres, pontos, inclusive, que já desenvolvemos em Camaragibe. Sem dúvidas, a comissão tem um papel fundamental de segurança nas cidades brasileiras que enfrentam dificuldades no período do inverno. É uma honra contribuir para a melhoria não apenas de Camaragibe, mas também de outros municípios brasileiros”, completou Diego Cabral.

Soluções – Além da articulação política, a CASD também se dedica à produção de conhecimento técnico para apoiar as cidades na construção de soluções locais. Entre os principais temas e ações previstas para o biênio 2025-2027 estão a preparação dos municípios para emergência climática, o guia para prefeitos, boas práticas municipais em adaptação e prevenção de desastres, plataforma digital, análises de altas temperaturas, ondas de calor e os impactos na saúde, COP 30, e modernização do sistema nacional de monitoramento meteorológico.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Comentários

  1. xxqrx diz

    7 de julho de 2025 em 8:11 am

    amoxil cheap – cheap generic amoxil buy amoxicillin without prescription

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Vice-prefeito de Buenos Aires deixa o PSD, se filia ao PSDB e declara apoio a Gabriel Porto
Prefeitura do Jaboatão lança programa social Conexão Cidadã
Secretário César Ramos participa de programação na HITS FM e Play Hits TV
Neto de Dija anuncia apoio ao deputado estadual Francismar e ao deputado federal Pedro Campos
Prefeitura de Goiana organiza sua 1ª Conferência de política para mulheres
Fernando Dueire comenta especulações sobre estar na chapa de João Campos ou Raquel Lyra em 2026
Deputado Guilherme Uchôa destaca Getúlio Belém como um dos grandes nomes que podem surgir em 2026
“O Brasil não parou, andou para trás” diz Anderson Ferreira
São Joaquim do Monte recebe pelo segundo ano consecutivo, Selo Painel de Transparência dos festejos juninos 2025
Coluna desta quarta-feira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar