Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 18:30 pm do dia 2 de julho de 2025 1 comentário

Estado conclui celebrações dos 200 anos da Confederação do Equador com solenidade, exposição artística e estátua de Frei Caneca

Foto: Miva Filho/Secom

Culminando as atividades alusivas ao Bicentenário da Confederação do Equador, a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, realizaram, nesta quarta-feira (2), uma solenidade comemorativa no Palácio do Campo das Princesas. A cerimônia teve início com a abertura da exposição montada no hall do Palácio, composta por mais de 30 obras visuais produzidas por alunos da Rede Estadual de Ensino. Em seguida, foram entregues medalhas a personalidades em reconhecimento à contribuição com a organização das atividades e realizado o descerramento da estátua de Frei Caneca, na Praça da República.

“Vamos encaminhar ao Conselho Estadual de Educação um pedido de resolução para que o ensino da história de Pernambuco passe a ser disciplina obrigatória na Rede Pública Estadual. Tenho plena convicção de que isso permitirá que nossas crianças e jovens tenham contato com a essência do nosso povo para crescer com os pés firmes na nossa história e o olhar voltado para um futuro melhor. Com isso, avançamos rumo a um Pernambuco mais próspero, justo e igualitário”, afirmou Raquel Lyra.

A instalação da estátua de Frei Caneca, obra do artista plástico Demétrio Albuquerque, contou com apoio da Fundarpe. A homenagem representa o legado de um dos principais líderes da revolução republicana e federalista. Coordenadora da Comissão Estadual do Bicentenário da Confederação do Equador, a vice-governadora Priscila Krause lembrou que foi realizado um trabalho de pesquisa iconográfica para a criação da estátua. “Com todos os elementos na mão, entregamos a Roberto Ploeg, um artista plástico, que pintou o rosto de Frei Caneca. Depois, recorremos a Demétrio Albuquerque para que criasse o corpo inteiro e a gente pudesse, através de seu semblante, entender um pouco também da sua luta”, explicou.

O evento marcou o encerramento de um ciclo de homenagens e ações educativas que mobilizaram a sociedade pernambucana em torno da memória do movimento revolucionário de 1824. As escolas estaduais estiveram envolvidas promovendo atividades pedagógicas, oficinas artísticas e projetos de pesquisa sobre o tema ao longo do último ano.

“Quando comemoramos o Bicentenário da Confederação do Equador, temos a oportunidade de resgatar, de fato, a força da nossa história, dentro da matriz curricular que a gente já tem. Tudo isso que se apresenta hoje com os nossos estudantes faz parte do leque de incentivos que os professores e a comunidade escolar deram aos esses alunos”, enfatizou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Presente no evento, o deputado estadual Antônio Moraes destacou o papel da gestão estadual na valorização da memória pernambucana. “O Governo de Pernambuco teve um papel muito importante de resgatar a história da Confederação do Equador, principalmente porque levou para toda rede pública, para que nossos alunos entendam melhor nossa história e a importância que nosso Estado teve na vida de todos os brasileiros”, frisou o parlamentar.

Jeozadaque Victor, de 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, em Camaragibe comentou sobre o impacto positivo da iniciativa na sua formação. “O projeto nos chamou a atenção porque mostra que a aprendizagem não vem só através de livros e sala de aula. Por meio da arte, nós conseguimos aprender e conhecer a cultura de Pernambuco”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Eduardo Vieira (Gabinete da governadora), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Cacau de Paula (Cultura), Juliana Gouveia (Mulher), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Joanna Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência) e Mauricelia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), a presidente da Fundarpe, Renata Borba; e o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire. Participaram também o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; a vice-presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), Schamkypou Bezerra; o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico (IAHGP), George Cabral; o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Araújo; e o chefe de gabinete da reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Rodrigo Pellegrino.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Comentários

  1. xnxxx.day diz

    5 de julho de 2025 em 15:33 pm

    Hi tto every one, the contents prdsent aat
    thgis web paghe are genuinely remarable foor peopole knowledge, well, keep uup thhe ice wkrk fellows.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeita Carol Jordão parabeniza seu filho e secretário Tertuliano Jordão pelo aniversário
Governo de Pernambuco promove plantio de mil mudas na Praia de Rio Doce, em Olinda
Governo do Estado e TJPE firmam financiamento junto ao BID para garantir a transformação digital do Poder Judiciário pernambucano
Gilmar Júnior comemora lei que torna fibromialgia deficiência
Piores cenários econômicos do Brasil apontam dólar a R$ 6,50, Selic acima de 16% e retração do PIB
Estudantes da Rede Municipal do Recife representarão o Brasil em torneio de robótica na China
Andréa Medeiros fala sobre pré-candidatura a deputada estadual: “Faremos isso no momento certo”
Gestão ou oposição? De que lado está o diretor de cultura de Feira Nova?
TJPE lança serviço para salvar vidas de mulheres vítimas de violência doméstica. Apresentação será nesta segunda-feira (21-07)
Quando a comissão provisória some: dilema da caducidade e risco de autossabotagem partidária

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar