Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 12:34 pm do dia 1 de junho de 2025 Deixe um comentário

Maior jornal de Brasília destaca João Campos como grande promessa da esquerda

Foto: Divulgação

O Correio Braziliense, maior jornal de Brasília, destacou João Campos como promessa de renovação da esquerda. Na publicação feita neste domingo (1º), o prefeito do Recife, que está assumindo a presidência nacional do PSB em congresso realizado na capital federal, é apontado como o nome mais promissor em meio a uma nova geração nesse campo político. Ao jornal, o novo dirigente defendeu uma frente mais larga para 2026, por meio do diálogo com o centro. “Eu acho que o mundo ideal é que você tenha a maior frente possível na eleição de 2026 e que a esquerda tenha a capacidade de puxar o centro para o perto e não jogar o centro para a direita. É preciso alargar mais. Fazer uma frente realmente ampla em 2026”, afirmou.

*Confira a publicação na íntegra:*

Na liderança do PSB, João Campos é uma promessa de renovação da esquerda

Prefeito do Recife (PE), João Campos é novo presidente nacional do PSB. Aos 31 anos, reeleito com 78% dos votos no ano passado, numa ampla coalizão, ocupa um cargo que já foi de seu bisavô, Miguel Arraes (1916-2005), e de seu pai, Eduardo Campos (1965-2014). Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi deputado federal de 2019 a 2020, quando concorreu e venceu a disputa pela prefeitura.

Sua a ascensão representa uma tentativa de renovação geracional na política brasileira, se comparada aos demais partidos de esquerda, mesmo considerando que o comando do PSB, até então a cargo de Carlos Siqueira, é compartilhado com políticos mais experientes: o vice-presidente Geraldo Alckmin; os governadores Carlos Brandão Junior (Maranhão), João Azevedo Filho (Paraíba) e Renato Casagrande (Espírito Santo); e os ex-governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Márcio França (São Paulo) e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), tem 62 anos; a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman (PT), 59; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, 57. O mais novo desse time de esquerda é o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), com 42 anos.

No campo do centro e da centro-direita, os governadores Eduardo Leite (PSD-RS) e Romeu Zema (Novo-MG) têm 40 e 60 anos, respectivamente; a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), 55. À direita, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tem 49 anos; e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL), 43.

João Campos é de uma geração de políticos na faixa dos 30 anos, de diversas tendências, representada na Câmara por Camila Jara (PT-MS), 32 anos; Erika Hilton (PSol-SP), 32; Tabata Amaral (PSB-SP), 31; Pedro Campos (PSB-PE), 30; Nikolas Ferreira (PL-MG), 26; Pedro Rousseff (PT-MG); 24; André Fernandes (PL-CE), 24 anos; e Amom Mandel (Cidadania – AM), 24.

PASSADO E PRESENTE – O PSB foi constituído originalmente por João Mangabeira, Hermes Lima, Antônio Cândido, Bruno de Mendonça Lima, Paulo Emílio Sales Gomes, Sérgio Buarque de Holanda e José da Costa Pimenta, em 6 de agosto de 1947, por integrantes do movimento “Esquerda Democrática”, que defendia a garantia das liberdades civis e política durante o Estado Novo. Tentavam se diferenciar tanto do PCB quanto da UDN.

Extinto pelo regime militar, o PSB foi reorganizado após a anistia de 1979, com o mesmo perfil: um partido de intelectuais progressistas. Entre os seus signatários, estavam os juristas Evandro Lins e Silva e Evaristo de Morais Filho e o escritor Rubem Braga. O linguista Antônio Houaiss foi seu primeiro presidente. O PSB só ganhou projeção política e eleitoral após a filiação de Miguel Arraes, em 1990.

Líder carismático do nordeste brasileiro, Arraes emergiu na política como prefeito do Recife, eleito em 1959, e depois como governador de Pernambuco, eleito em 1962 pelo Partido Social Trabalhista (PST), apoiado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e setores do Partido Social Democrático (PSD).

A chamada Frente do Recife foi uma novidade na política de alianças da esquerda brasileira, que viria a se reproduzir na política de frente democrática que se formou em torno do MDB durante o regime militar. Tanto que, ao voltar do exílio, após a reforma partidária do presidente João Figueiredo de 1979, Arraes permaneceu no PMDB.

O pai de João Campos, Eduardo Henrique Accioly Campos, neto de Arraes, governou Pernambuco por dois mandatos, foi ministro da Ciência e Tecnologia e também foi presidente do PSB. Candidato à presidência nas eleições de 2014, no dia 13 de agosto, morreu num trágico acidente de avião em Santos (SP), em plena campanha eleitoral. Tinha reais possibilidades de derrotar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi reeleita.

João Campos é uma aposta do PSB de ultrapassagem da polarização, mas não tem idade para ser candidato a presidente da República. Não sabe ainda se permanecerá no cargo de prefeito, disputará uma cadeira do Senado ou o governo de Pernambuco nas próximas eleições.

Sobre 2026, o novo presidente do PSB fala com o DNA do bisavô na Frente do Recife: “Eu acho que o mundo ideal é que você tenha a maior frente possível na eleição de 2026 e que a esquerda tenha a capacidade de puxar o centro para o perto e não jogar o centro para a direita. É preciso alargar mais. Fazer uma frente realmente ampla em 2026”, afirmou.

 

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Projeto de Eduardo da Fonte que garante desconto de 50% na conta de luz para pessoas com deficiência avança na Câmara
Eduardo Batista encerrou a gestão interina com legado consolidado e força política renovada
Prefeitura disponibiliza diversos tipos de vacinas no polo descentralizado do Paulista North Way Shopping
Em Igarassu, jovens empreendedores podem participar de evento com oficinas e desafios
Moraes marca depoimentos no STF do ‘núcleo 2’ da trama golpista com Carlos e Eduardo Bolsonaro
MPT pede condenação de R$ 4,1 milhões a vereador, servidores e prefeitura do ES por perseguição política
Na Casa Civil, deputado Joãozinho Tenório trata de ações para Panelas, junto com o ex-vereador Dr. Pierre
Prefeitura do Jaboatão promove ação de saúde para moradores do Engenho Camaço
Mirella faz balanço das ações do semestre
Vereador Carlos Muniz (PSB) faz balanço positivo do ciclo junino do Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar