Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 16:00 pm do dia 23 de maio de 2025 Deixe um comentário

Rede estadual de saúde em Pernambuco: saiba quando procurar cada serviço disponibilizado

Foto: Divulgação

“_Eu sei que, quando temos pequenos incômodos, devemos procurar uma UBS, não é?_” A dúvida do produtor cultural Alex Apolonio, natural de Garanhuns, é também a de muitas pessoas em Pernambuco: como funciona a rede de saúde no estado e a quem recorrer quando se precisa de atendimento?

A rede estadual de saúde vai da Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) à alta complexidade em hospitais e centros de referência, integrando esforços entre o Governo de Pernambuco, os municípios e o Governo Federal para garantir a prevenção e o cuidado integral à população. Mas será que todo caso precisa ser encaminhado para uma unidade de emergência ou hospital?

A diretora geral da Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Rafaela Niels, explica que nem todos os quadros exigem atendimento em unidades de urgência e emergência. O primeiro passo, para quem não apresenta um quadro agudo, deve ser buscar a atenção primária.

“_A Atenção Primária é reconhecida internacionalmente como o espaço capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população. Se um paciente tem, próximo de sua casa, uma unidade de saúde da família, ele deve ser acompanhado pela equipe desta unidade durante toda a vida, porque é nesse espaço que os profissionais devem monitorá-lo. À medida que tratamos esses pacientes na Atenção Primária, conseguimos reduzir as filas nos hospitais, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), diminuir os casos de agravamento e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população_”, destacou a gestora.

Já quando o caso é de urgência e emergência de média complexidade, quem precisa de atendimento deve procurar uma das UPAs espalhadas pelo estado. Ou seja, são destinadas a situações que não podem esperar por um atendimento ambulatorial, que é aquele agendado com antecedência.

“_É aquela situação de emergência, como quando você quebra uma perna, precisa fazer uma sutura, sofre um infarto. Esse é o tipo de atendimento imediato. Infelizmente, as pessoas, às vezes por dificuldade de acesso ou por falta de conhecimento, acabam procurando a UPA por motivos que não justificam esse tipo de atendimento. Isso acaba sobrecarregando o serviço e dificultando o fluxo de quem realmente precisa de urgência_”, explica a diretora geral de Assistência Integral à Saúde, Adriana Bezerra.

Além das UPAs, o estado dispõe das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada e Reabilitação (UPAE-R). A primeira funciona como centro de especialidades médicas, oferecendo consultas com especialistas, exames e procedimentos. Já a UPAE-R é voltada principalmente para a reabilitação de pacientes, com foco na pessoa idosa.

“_A UPAE é aquela unidade onde você vai encontrar especialistas, garantindo toda a linha de cuidado. É um acesso regulado: o paciente passou por uma unidade de Atenção Primária do município, o médico solicitou o atendimento com um especialista e, a partir disso, é gerada uma senha junto à Central de Regulação do Estado, que agenda a consulta. Já a UPAE-R é voltada para reabilitação, especialmente do público idoso, oferecendo atendimento ambulatorial, com a diferença de que, nessa unidade, o paciente tem acesso à parte de reabilitação, com serviços como fisioterapia, hidroginástica, terapia ocupacional, entre outros_”, explicou Adriana Bezerra.

HOSPITAIS – Além dos hospitais regionais espalhados pelo estado, Pernambuco conta com seis grandes emergências que são referências em atendimentos de alta complexidade. O Hospital da Restauração (HR), no Recife, é a maior emergência do Norte-Nordeste, especializado em trauma, neurocirurgia, neurologia, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia. Também na capital, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) se destaca em cirurgia geral, cirurgia vascular, traumatologia, urologia, ortopedia, clínica médica e bucomaxilofacial. O Hospital Otávio de Freitas (HOF) atende em clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, neurologia, urologia e pediatria.

No interior, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, é referência para o Agreste e parte do Sertão, com foco em traumatologia, ortopedia e cirurgias geral e bucomaxilofacial. Já o Hospital Barão de Lucena (HBL), também no Recife, oferece atendimento em obstetrícia de alto risco, pediatria, oncologia (UNACON), clínica médica, cirurgias de alta complexidade e hemodiálise. Por fim, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, é referência em clínica médica, cardiologia, otorrinolaringologia e maternidade de alto risco.

“_Esses são hospitais que não têm a chamada ‘porta aberta’, ou seja, o paciente só deve chegar a essas unidades por meio da regulação. Por exemplo: o paciente vai à UPA e é identificada a necessidade de transferência pela gravidade do caso. Assim, é solicitado um leito de internação para tratamento de alta complexidade, e ele é encaminhado via Central de Regulação. Existem exceções, como a UTI Obstétrica, que é porta aberta. Fora isso, o paciente precisa ser regulado_”, explicou Adriana Bezerra.

O mais novo equipamento de saúde do estado, o Hospital da Mulher do Agreste Luísa Cavalcanti Maciel, foi entregue em maio de 2025 e é a primeira das cinco maternidades que serão construídas pelo Governo de Pernambuco, com foco na ampliação da assistência materno-infantil no estado. Com investimento total de R$ 84,8 milhões, a unidade beneficiará mais de 50 municípios do Agreste, abrangendo as Regionais de Saúde IV e VI.

Com previsão de realizar mais de 700 partos por mês e cerca de 8 mil partos por ano, o hospital é referência em obstetrícia de alto risco e foi equipado com tecnologia de ponta, incluindo exames de ultrassonografia convencional e com doppler, tomografia computadorizada, mamografia, ecocardiograma, entre outros serviços.

CENTRAL DE REGULAÇÃO DE LEITOS – É um órgão da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) responsável por coordenar o acesso a leitos hospitalares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado. Sua principal função é avaliar as solicitações de internação e encaminhar os pacientes para as unidades de saúde mais adequadas ao seu perfil clínico e à complexidade do caso, garantindo um atendimento eficiente e equitativo.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Simão Durando entrega nova iluminação do viaduto e rotatória da BR-407 e reforça segurança na região
Prefeita Elcione discute melhorias na BR-101 em reunião com o DNIT
Alberes Lopes defende papel estratégico das Escolas do Legislativo em congresso regional
Prefeito de Araripina declara apoio à reeleição do senador Dueire
Ao lado da governadora Raquel Lyra, Dona Graça recebe Selo Transparência 2025 pelos festejos juninos em Catende
Deputado Eduardo da Fonte apresenta projeto para proteger aposentados de cobranças irregulares
Jaboatão realiza 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com foco em igualdade e participação social
Em Igarassu, USF de Ana de Albuquerque recebe requalificação e oferece novos serviços
Deputado Adalto Santos declara apoio à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado Federal
Secretariado nas Ruas visita escola e Policlínica no Curado

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar