Coluna desta quarta-feira

Foto: Luiz Cervi

Sob nova direção 

O MDB liderou a União por Pernambuco e governou o estado com Jarbas Vasconcelos entre 1999 e 2006, desde então o partido perdeu protagonismo com a ascensão do PSB ao Palácio do Campo das Princesas, apesar disso obteve duas vitórias majoritárias numa aliança com os socialistas, elegendo Raul Henry vice-governador em 2014 e Jarbas Vasconcelos senador em 2018.

Se nas majoritárias o partido acabou beneficiado, na disputa proporcional a legenda perdeu espaço quando em 2022 não elegeu um único deputado estadual e somente renovou sua representação na Câmara dos Deputados por causa da pujança eleitoral da deputada Iza Arruda. Sob o comando de Raul Henry, o partido foi incapaz de montar uma chapa para estadual obrigando Jarbas Vasconcelos Filho a ter que disputar e se eleger pelo PSB.

De volta às hostes emedebistas, Jarbas Filho terá a missão de construir uma bancada representativa na Alepe e preparar o partido para as eleições de 2024. Mas ele não fará este trabalho isoladamente, dependerá de outras lideranças da legenda, como o senador Fernando Dueire, a deputada federal Iza Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, que deverá ser oficializado como novo presidente da legenda no estado.

Apesar de o senador Fernando Dueire ter admitido candidatura própria no Recife em 2024, o partido terá que preparar uma competitiva chapa proporcional na capital pernambucana e lançar nomes representativos em outros importantes colégios eleitorais do estado. Até porque, há um sentimento dentro da legenda de que para pleitear a reeleição do senador Fernando Dueire em 2026, o partido terá que garantir forte capilaridade na disputa municipal do próximo ano.

O futuro presidente Paulo Roberto deverá se debruçar nesta construção com outras importantes lideranças do partido para que, enfim, o MDB volte ter o protagonismo merecido para uma legenda que realizou uma importante transformação em Pernambuco pelas mãos de sua maior liderança: Jarbas Vasconcelos, quando foi governador.

Prefeito do diálogo  – O prefeito Mano Medeiros está sabendo dividir bem seu tempo para dialogar com todos segmentos da população de Jaboatão. Além de estar praticamente todos os dias nas ruas, vistoriando obras e conversando com os moradores, vem abrindo espaços na sua agenda para tratar do desenvolvimento do município com empresários de vários setores.

Álvaro Mendonça – Substituto de Diogo Moraes na superintendência parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça tem recebido muitos elogios dos deputados estaduais pela sua dinâmica e capacidade de dialogar dentro e fora da Casa de Joaquim Nabuco. Ele também tem realizado uma dobradinha com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que melhorou substancialmente a relação entre executivo e legislativo. A escolha de Mendonça foi um grande acerto do seu xará, o presidente Álvaro Porto.

Descrença – Apesar de iniciar um diálogo com o PSD, deputados da base governista não creem que a governadora Raquel Lyra deixará o PSDB para integrar o partido de André de Paula. A expectativa recai sobre a filiação da vice-governadora Priscila Krause à legenda.

Inocente quer saber – O MDB conseguirá formar uma chapa competitiva para vereador do Recife?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais