Coluna da Folha desta quinta-feira

Foto: Divulgação/SEI.

Palácio não pretende se envolver na disputa da Alepe 

Faltando menos de uma semana para a posse dos deputados estaduais eleitos e consequentemente a eleição da mesa diretora, a expectativa do Palácio do Campo das Princesas é de que haja um consenso nos dois principais cargos, a presidência e a primeira-secretaria, mas se porventura houve bate-chapa, setores palacianos sinalizam que não haverá interferência, sobretudo para a primeira-secretaria em que não há um nome totalmente alinhado com a governadora na disputa.

A presidência, atualmente disputada por dois aliados da governadora Raquel Lyra, Antonio Moraes e Alvaro Porto, e um independente, Alberto Feitosa, poderá, inclusive ter um consenso, uma vez que a candidatura de Alvaro avançou demais e não há disposição do governo em alimentar um bate-chapa entre dois aliados.

No caso da primeira-secretaria, houve um crescimento na reta final do deputado estadual Gustavo Gouveia, que recebeu expressivos apoios, a exemplo de sete deputados do PT, PV e PSOL, e da bancada do Solidariedade, composta por quatro deputados, isso somou-se a pelo menos cinco deputados do PSB, o que daria ao parlamentar boa perspectiva de atingir mais de vinte votos, uma vez que existem costuras com outras bancadas.

Gustavo Gouveia, inclusive, tem uma relação muito próxima com a vice-governadora Priscila Krause, uma vez que ambos integraram o Democratas na legislatura passada. Isso acabou ajudando neste crescimento, haja vista que não há vetos ao seu nome. A disputa segue aberta com outras lideranças, a exemplo de Aglailson Victor (PSB), principal adversário de Gouveia, e outros nomes como Claudiano Filho, Dannilo Godoy e Francismar Pontes, que correm por fora pela chave do cofre da Alepe.

O Palácio observa atentamente os movimentos finais, mas não quer sofrer nenhuma derrota que comprometa a governabilidade, por isso o objetivo de não hostilizar nenhum nome que esteja no páreo pelos dois principais cargos da mesa da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Keko do Armazém – Após garantir uma expressiva votação para o deputado estadual eleito Jefferson Timóteo (PP), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém se prepara para consolidar sua gestão e pavimentar sua reeleição em 2024.

Encontro – Os 43 prefeitos das regiões da Mata Sul e Mata Norte se fizeram presentes no encontro com a governadora Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas. Prefeito de Quipapá, Alvinho Porto comemorou a iniciativa do governo em estabelecer diálogo com os gestores de forma segmentada por região.

Retomada – O grupo do deputado estadual eleito France Hacker (PSB) que se elegeu com expressiva votação em 2022 se prepara para retomar as prefeituras de Sirinhaém e Tamandaré em 2024. O socialista deverá lançar aliados nas prefeituras e comandar seu grupo a partir da Alepe.

Despedida – No próximo dia 31 encerra-se o mandato do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que ao longo dos últimos oito anos fez um mandato extraordinário na Câmara Alta em defesa dos interesses de Pernambuco e do Brasil. Sua saída do Senado deixará uma grande lacuna naquela Casa.

Inocente quer saber – A senadora eleita Teresa Leitão substituirá à altura seu antecessor Fernando Bezerra Coelho?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais