Coluna da Folha deste sábado

Foto: Divulgação

Clã Coelho poderá buscar novo abrigo partidário 

O grupo liderado pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, sempre teve dificuldades de buscar o comando de uma legenda. Por algumas vezes o senador Fernando Bezerra Coelho tentou ter o comando de uma legenda no estado mas acabou batendo na trave, em tempos distintos o PTB, o PSD e o MDB foram fruto de articulação do petrolinense que não se concretizaram.

Nas eleições do ano passado, o grupo pôde enfim se lançar na disputa estadual, Miguel Coelho foi candidato pelo União Brasil, mas por não ter o controle da legenda passou por muitas dificuldades na construção do seu projeto. A partir de fevereiro, o grupo perderá sua cadeira no Senado com o encerramento do mandato de Fernando Bezerra Coelho e precisará se preparar para 2024, onde tentará manter o comando de Petrolina com a reeleição de Simão Durando, e ampliar o número de prefeituras espalhadas por todo o estado.

O senador Fernando Bezerra Coelho permanece filiado ao MDB, já os seus filhos deputados reeleitos Antônio Coelho e Fernando Filho não poderão deixar o União Brasil até março de 2026, quando haverá a janela para parlamentares com mandato, e Miguel Coelho, precisará definir o que pretende disputar em 2026, se novamente o governo de Pernambuco ou até mesmo o Senado, evidentemente que a construção passa pelo controle de uma legenda representativa ou pelo menos autonomia e liberdade para ser protagonista dentro do partido.

Essa definição não precisa ter pressa, mas se houver a construção de um partido representativo no estado sob a liderança de Miguel Coelho, o grupo poderá consolidar um bom desempenho em 2024 e se cacifar para uma nova tentativa majoritária em 2026.

Estranho no ninho – O deputado federal eleito Mendonça Filho, que em outrora foi o presidente estadual do Democratas por mais de uma década, também está encontrando dificuldades no União Brasil. A expectativa é que o parlamentar não consiga ocupar espaços de destaque na Câmara dos Deputados por não ter uma relação amistosa com o comando da legenda.

Tomé Franca – O prefeito do Recife, João Campos, oficializou mais uma mudança no secretariado. O socialista anunciou o advogado Tomé Franca como secretário de Saneamento. Tomé ocupava a secretaria de Desenvolvimento Urbano no governo Paulo Câmara e assume como indicação do Republicanos que é presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho.

IPA – A governadora Raquel Lyra anunciou ontem a nomeação do ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), para a presidência do IPA. Sua escolha deu o start para as nomeações políticas do segundo escalão, conforme foi prometido pela governadora aos aliados. Joaquim é formado em zootecnia, portanto, tem conhecimento da área, o que sinaliza o perfil que a governadora irá exigir dos partidos para as indicações do segundo escalão.

Restauração – A governadora visitou ontem o Hospital da Restauração, cuja promessa de campanha foi realizar uma reforma na unidade que possui mais de  800 leitos, sendo uma referência do Nordeste. Raquel afirmou que está avaliando o contrato assinado pelo governo anterior para dar início às obras de requalificação do HR ainda este ano.

Inocente quer saber – Qual seria o partido ideal para Miguel Coelho se filiar?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais