João Campos assina nota da FNP em repúdio aos atos antidemocráticos em Brasília

Foto: Divulgação

O prefeito do Recife, João Campos, foi um dos gestores municipais a assinar uma nota conjunta da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em repúdio aos atos antidemocráticos e terroristas ocorridos neste domingo (8) em Brasília. A reunião para elaboração e deliberação da nota ocorreu nesta segunda (9) de forma virtual, com a participação de gestoras e gestores de capitais, médias e grandes cidades brasileiras, sendo liderada pelo presidente da FNP, prefeito Edvaldo Nogueira, de Aracajú-SE.

João Campos manifestou preocupação e cobrou ações firmes para punir os envolvidos nos atos. “Não estamos passando por um momento trivial no Brasil. Me causa uma imensa preocupação a gente nunca ter visto ou registrado de algo parecido com o que aconteceu neste domingo (8). Os três poderes da república foram ocupados e invadidos de forma criminosa. Isto não pode passar impune pelas instituições e é preciso, sim, firmeza na resposta deste tipo de ato”, disse. “Temos que ser enérgicos em defender a liberdade de expressão e a livre manifestação, mas isso é muito diferente do que a gente viu ontem. Esse posicionamento da FNP é muito importante”, completou.

Confira abaixo a nota da FNP

NOTA DA FNP SOBRE ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS E TERRORISTAS

Prefeitas e prefeitos das capitais, médias e grandes cidades do país, reunidos extraordinariamente, nesta segunda-feira, 9, deliberaram por se manifestar, independentemente de filiação partidária e posicionamento eleitoral, sobre os gravíssimos acontecimentos ocorridos em Brasília no domingo, 8.

Os lamentáveis e deploráveis atentados contra as sedes dos Três Poderes da República, nunca antes registrados no país, atacam não somente os prédios públicos tombados da capital, mas, de forma inadmissível e criminosa, a democracia. Prefeitas e prefeitos exigem investigação e punição rigorosa dos participantes, financiadores e incentivadores, sejam eles detentores, ou não, de mandatos eletivos e seja por ação ou por omissão. Ao repudiar com veemência as depredações e invasões, os governantes locais reafirmam a permanente disposição em atuar e colaborar pela manutenção da ordem nos seus municípios.

O momento econômico e social exige que os debates e esforços dos governantes, parlamentares, gestores e do Poder Judiciário, estejam em avançar nas políticas públicas voltadas para a qualidade de vida da população. Isso, ao invés de se ocupar em recuperar instalações prediais, bens públicos e artísticos, patrimônios de todos os brasileiros, ou planejar o enfrentamento a atos terroristas. Inquestionavelmente um lamentável desperdício de tempo, energia e de recursos públicos.

Prefeitas e prefeitos, eleitos pelo legítimo voto direto, reafirmam que o resultado eleitoral deve ser respeitado como vontade suprema da Nação e que se devem repudiar esse atos antidemocráticos, os mais graves desde a Constituição de 1988, com rigor. Salientam, ainda, que estão comprometidos com o Estado Democrático de Direito e com a construção de um país socialmente justo, sustentável e de oportunidades para o povo brasileiro. Por isso, como governantes dos entes federados onde todos os sonhos, sofrimentos, protestos e vitórias acontecem, estão prontos e aptos a contribuir para a pactuação pela pacificação do país.

Brasília, 09 de janeiro de 2023.

Frente Nacional de Prefeitos

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais