
A força política de Anderson Ferreira e do PL de Pernambuco
Ex-candidato a governador de Pernambuco nas eleições deste ano, Anderson Ferreira (PL) obteve um expressivo resultado nas urnas, figurando na terceira colocação e por uma diferença pequena de votos não chegou ao segundo turno. Além do bom desempenho pessoal, o PL elegeu quatro deputados federais e cinco deputados estaduais, obtendo o melhor desempenho da sua história em Pernambuco.
Sob a liderança de Anderson, o PL buscará se fortalecer para as eleições de 2024 onde pretende manter a hegemonia em Jaboatão dos Guararapes com a reeleição de Mano Medeiros e ampliar seu escopo de atuação em outras cidades importantes, a exemplo do Recife em que o deputado federal mais votado de Pernambuco, André Ferreira deverá disputar a prefeitura.
Estão sob o guarda-chuva de Anderson Ferreira quatro deputados federais, seis deputados estaduais, vereadores de todo o estado, em especial Recife, e prefeitos de algumas regiões que votaram na sua candidatura. Apesar de não ter vencido a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, Anderson finda 2022 com uma consolidação política e os alicerces colocados para repetir o bom desempenho em 2024, o que deverá credenciá-lo para as eleições de 2026, onde poderá disputar o Senado, caso fique no conjunto de forças que apoiarão a governadora Raquel Lyra pelos próximos quatro anos.
Contemplados – A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) esteve reunida com o ex-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil), que a apoiou no segundo turno. O encontro deverá desdobrar na ida de Miguel para o primeiro escalão do governo, porém o que se fala nos bastidores é que a simples indicação de Miguel não contempla o partido como um todo, que é presidido pelo deputado federal Luciano Bivar. Ou seja, para contemplar os dois grupos do partido e ter o apoio formal da legenda, Raquel Lyra terá que garantir dois espaços representativos no governo.
Balanço – Durante a confraternização com a imprensa, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), fez um balanço positivo do primeiro biênio no cargo. Ele e o vereador Eriberto Rafael (PP) foram reeleitos para o próximo biênio. Romerinho também disse acreditar nas perspectivas de reeleição do prefeito João Campos, que tem feito uma série de obras em toda a cidade e deverá consolidá-las ao longo de 2023.
Dificuldade – O deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade) se lançou na disputa pela primeira-secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco, porém o que tem pesado contra o seu projeto é o fato dele estar colocado como pré-candidato a prefeito de Carpina em 2024.
Despedida – Após dois mandatos como vereador do Recife, em que chegou a liderar a oposição, o deputado estadual eleito Renato Antunes (PL) fez um balanço dos seis anos em que ficou na Casa de José Mariano. O parlamentar agora irá para o outro lado do Parque 13 de Maio, e despachará na Casa de Joaquim Nabuco.
Inocente quer saber – A governadora Raquel Lyra dará qual secretaria a Miguel Coelho?



