Programa da Prefeitura do Jaboatão é 1º colocado no Prêmio Usina de Inovação 2022

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O Sistema de Governança Institucional (SGI) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes foi o grande vencedor do Prêmio Usina de Inovação 2022, na cerimônia realizada, nesta sexta-feira (4), no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta é a maior premiação em inovação de Pernambuco no setor público. O sistema jaboatonense concorreu com outros 24 projetos, na segunda etapa da seleção, e teve sua eficiência reconhecida por automatizar todos os processos de contratos e licitação.

A iniciativa de implantar o SGI se deu em virtude da precariedade que a atual gestão municipal encontrou, no ano de 2017. Até então, todos processos causavam acúmulo de papéis e até mesmo perda de prazos. A partir de então, o sistema começou a ser automatizado e, atualmente, é 100% digital.
 
A secretária de Administração, Maria Gentila Guedes, representou o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, na solenidade, e ressaltou o avanço alcançado nos últimos anos. “Com a implantação do SGI, o tempo entre o início do processo de contratação até a conclusão foi reduzida em até 67%. Isso permitiu que realizássemos uma força-tarefa no período das chuvas deste ano, reduzindo de 20 para 5 dias o prazo de dispensas de licitação. Dessa forma, pudemos concluir 17 processos de contratação emergencial que totalizaram R$ 9 milhões, e a população atingida recebeu assistência num tempo bem mais curto”, ressaltou.
 
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância do Prêmio Usina de Inovação. “Desde o início desta gestão, investimos muito na área de tecnologia como forma de melhorar os resultados no atendimento à população. Temos sistemas inovadores na educação, saúde, no licenciamento e também na área administrativa, como o SGI. É um programa que criamos para melhorar o trabalho interno, que tornou digital todo o processo de licitação até a assinatura contratual. Esse é o diferencial do projeto que agora é reconhecido na maior premiação de inovação no setor público em Pernambuco”, comemorou.
 
Para José Fernando Thomé Jucá, secretário Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco, a conquista é um reflexo de trabalhos desenvolvidos pelo município há muitos anos. “Jaboatão tem se destacado ao longo dos últimos anos. É algo que tem sido trabalhado com muito afinco, como por exemplo com o controle e sistematização interna. Então, o município foi muito feliz na escolha do projeto e isso é uma prova que Jaboatão está inovando todos os dias”, afirmou.
 
“Ficamos muito felizes em ver o destaque do Jaboatão. Essa reunião de mentes inovadoras é muito importante”, completou Alexandre Rebelo, secretário de Planejamento e Gestão. 
 
O foco do prêmio são projetos de inovação que estejam concluídos ou na fase de finalização, com propostas que modifiquem processos governamentais, criem novos produtos ou serviços públicos, mudem a cultura do órgão do governo, através da criatividade.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais