Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 8:15 am do dia 15 de julho de 2022

A importância do monitoramento das redes sociais nas eleições de 2022

As ofensas perpetradas em redes sociais tais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Whatsapp fazem parte do que hoje são conhecidos como Crimes Virtuais.

Por isso, diante de qualquer problema envolvendo tais meios online é válida a atuação de um escritório especialista em Crimes Cibernéticos, no qual tenha a capacidade de monitorar as redes sociais do contratante em tempo real, pois assim poderá minimizar danos à imagem.

Sabemos que as redes sociais são canais eficientes para a disseminação de informação, entretenimento e interação entre os mais variados grupos de pessoas, sendo considerado atualmente o meio mais rápido de interação de notícias, e esta quando negativas, não sendo tempestivamente bloqueada poderá causar o dano imensurável.

No entanto, devido à pluralidade em tais ambientes online, a propagação de ataques pessoais é frequente e até mesmo muito comum.

Nesse contexto, visando evitar a proliferação do chamado Bullying na Internet, nosso escritório passou a oferecer àpartir das eleições desse ano de 2022, um departamento específico de monitoramento de redes sociais de nossos clientes políticos para mitigar de forma mais rápida o dano à campanha e de como proceder diante de tais delitos.

Em determinadas situações de injúria, calúnia e difamação cometidas em alguma rede social vigente, o monitoramento das redes sociais consegue obter os elementos suficientes para a caraterização dos Crimes Digitais, ao tempo que pode obter a remoção de conteúdo na Internet capaz de provocar tais celeumas.

Sendo assim, sabemos que divergências de cunho político geram trocas de ofensas e ameaças graves na Internet. Muitas vezes tais atos são facilitados pelo fato de que os indivíduos praticantes se protegem diante da ideia de anonimato.

Vale salientar que os Crimes Cibernéticos cometidos em meios como Facebook, Instagram, Twitter e demais redes sociais, não se limitam apenas a palavras ofensivas.

Sabedores que grande parte dos crimes cometidos nas redes sociais são praticados por perfil sem identificação pessoal, ou seja anônimos, que temos para auxiliar uma equipe de investigadores digitais, que obtém os dados daquele cidadão que postou “acreditando” que passaria incólume devido seu codinome.

Por isso, é importante que as vítimas desse tipo de ataque tenham condições de contar com leis que possam punir e inibir a ação dos autores. É válido também, nesse caso, estar atento para as maneiras possíveis de denunciar esses Crimes Virtuais.

Uma pesquisa de opinião do Instituto DataSenado aponta a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor, o que pode em parte explicar as escolhas dos cidadãos, essas foram as constatações nas eleições de 2018.

Quase metade dos entrevistados (45%) afirmaram ter decidido o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. E a principal fonte de informação do brasileiro hoje é o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, segundo o levantamento. Das 2,4 mil pessoas entrevistadas, 79% disseram sempre utilizar essa rede social para se informar.

Agora imagine se o candidato esta envolvido com uma fake News?

Os resultados indicam que os brasileiros acreditam que os conteúdos nas redes sociais têm grande influência sobre a opinião das pessoas. Cerca de 80% dos participantes do levantamento compartilham essa percepção. Mas o percentual varia conforme a escolaridade: é de 76% entre cidadãos que têm ensino fundamental e chega a 90% entre os que têm escolaridade superior.

Assim, com a finalidade de evitar danos à imagem por propagandas negativas eleitorais e não apenas os crimes virtuais de praxe que passamos a oferecer os serviços de monitoramento das redes sociais, ofertando pacotes diferenciados aos clientes.

Com a parceria firmada com esse conceituado Blog, do competente Edmar Lyra estamos atendendo de forma diferenciada seus eleitores e demais parceiros.

• Leonardo Cruz é fundador do Escritório Leonardo Cruz Advocacia, com especialização em direito penal e gestão pública. Autor de inúmeros artigos sobre Administração Pública e Compliance. Já realizou inúmeros cursos sobre fake News análises de riscos. Participa ativamente como advogado de várias eleições no estado de Pernambuco. Contato: leonardo@lcruz.adv.br

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login