Coluna da Folha deste sábado

Foto: Divulgação

Miguel Coelho deve oficializar Alessandra Vieira na próxima quinta 

Após realizar um exitoso São João ao lado do prefeito Simão Durando, seu sucessor, o ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador, Miguel Coelho (União Brasil), marcou para a próxima quinta-feira o anúncio da sua pré-candidata a vice-governadora. De acordo com o postulante do União Brasil, a oficialização de uma mulher acontecerá logo e o nome para o Senado será anunciado mais adiante.

Apesar de não ter dito quem era o nome, não há mais nenhuma dúvida de que a deputada estadual Alessandra Vieira será a escolha de Miguel, consolidando uma chapa puro-sangue para o Palácio do Campo das Princesas. A escolha tem fundamento, uma vez que Alessandra é egressa do PSDB, sigla que já presidiu a nível estadual, e está inserida na região agreste, segundo maior colégio eleitoral do estado, e reduto da sua adversária Raquel Lyra.

Com a oficialização de Alessandra para a vaga de vice-governadora, haverá uma rearrumação nas chapas proporcionais do União Brasil, com o deslocamento de Edson Vieira da disputa federal para tentar voltar à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Além da questão regional e de gênero na escolha de Alessandra, há também uma demonstração de confiança e prestígio da parte de Miguel Coelho a Edson Vieira e seu grupo por tudo que eles têm feito ao lado dos Coelho desde 2018 quando houve a dobradinha de Alessandra com Fernando Filho e uma integração total dos dois grupos após a aliança patrocinada por Bruno Araújo, então presidente estadual do PSDB e pré-candidato ao Senado naquela ocasião.

Confirmando a vice-governadora em sua chapa, Miguel Coelho terá a questão do Senado como fator a ser equacionado, e o nome do ex-senador Douglas Cintra, não só pelo cargo já ocupado mas também pela forte inserção no meio empresarial, deverá se consolidar na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Petrolina, que segue com a disposição elevada para chegar ao Palácio do Campo das Princesas.

Distância regulamentar – Apesar de ter ido ao aeroporto recepcionar o presidente Jair Bolsonaro, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), diferentemente do que fez com o governador Paulo Câmara e outros postulantes ao governo de Pernambuco, manteve uma distância regulamentar do presidente Jair Bolsonaro na sua participação no São João de Caruaru, sequer esteve durante a festividade em seu camarote ou no palco onde o presidente ficou por cerca de uma hora.

Prestígio – O deputado estadual Coronel Feitosa (PL) esteve em todo o tempo ao lado do presidente Jair Bolsonaro durante sua visita a Caruaru. Feitosa está cada vez mais próximo do presidente e chega com chances reais de renovar seu mandato lastreado no voto bolsonarista, que deverá alavancar candidatos proporcionais em Pernambuco.

Semblante – O presidente Jair Bolsonaro não pareceu muito a vontade na visita a Pernambuco. O tempo todo ele estava com o semblante de muita tensão como se estivesse preocupado com algo. Alguns acreditam que foi a questão do ex-ministro Milton Ribeiro, que preocupou muito o Palácio do Planalto.

Inocente quer saber – O que prevaleceu na participação de Jair Bolsonaro no São João de Caruaru, vaias ou aplausos?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais