
A Câmara Municipal do Recife será palco de importantes ações voltadas à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, ambas lideradas pelo vereador Felipe Francismar.
Na terça-feira (14/10), às 14h, será inaugurado em frente à sede da Câmara, o Banco Vermelho – Banco Gigante pelo Feminicídio Zero, símbolo internacional de mobilização social contra a violência doméstica e o feminicídio. A iniciativa faz parte de uma parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), organização que atua em todo o país na promoção da educação, da prevenção e do debate sobre o tema.
“A instalação do Banco Gigante pelo Feminicídio Zero na Câmara Municipal do Recife é um gesto de compromisso com a vida das mulheres. Ele representa prevenção e acolhimento — um convite para que a sociedade reflita, escute e aja antes que o pior aconteça. Cada banco é um símbolo de resistência e um lembrete de que o feminicídio pode ser evitado quando a violência é interrompida a tempo. Que esse espaço inspire políticas, atitudes e olhares mais atentos à proteção das mulheres”, falou a presidente e cofundadora do Instituto Banco Vermelho, Andréa Rodrigues.
Como continuidade das ações, na quarta-feira (15/10), às 10h, será realizada uma Audiência Pública com o tema “Recife na Luta pelo Feminicídio Zero”, no Plenarinho da Câmara Municipal. O encontro reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições que atuam na defesa dos direitos das mulheres, com o objetivo de debater políticas públicas e estratégias de prevenção à violência de gênero.
O vereador Felipe Francismar é também o autor da proposição que busca incluir no Calendário Oficial de Eventos do Recife o Dia Municipal de Luta pelo Feminicídio Zero – Lei Patrícia Wanderley, atualmente em tramitação na Casa. A proposta prevê a realização de palestras, campanhas educativas, debates e ações de conscientização sobre a prevenção da violência contra a mulher.
“Essas iniciativas são um alerta para toda a sociedade de que precisamos nos unir pelo fim da violência contra a mulher. Precisamos fortalecer uma rede de conscientização e compromisso coletivo para que o direito à vida das mulheres seja plenamente assegurado. Esse é um dever de todos nós”, ressaltou o vereador Felipe Francismar.
*Serviço*
Instalação do Banco Vermelho – Banco Gigante pelo Feminicídio Zero
Quando: Terça-feira, 14/10, às 14h
Local: Câmara Municipal do Recife
Audiência Pública “Recife na Luta pelo Feminicídio Zero”
Quando: Quarta-feira, 15/10, às 10h
Local: Plenarinho da Câmara Municipal do Recife




Deixe um comentário