Universidades e Institutos Federais têm greve marcada para esta segunda

Foto: Divulgação

Professores de várias universidades e institutos federais devem entrar em greve a partir desta segunda-feira (15), com o intuito de reivindicar reajuste salarial e equiparação dos benefícios dos servidores públicos federais aos concedidos ao Legislativo e Judiciário ainda neste ano.

Até o momento, os servidores técnico-administrativos de pelo menos 30 institutos federais já estão em greve há um mês. Em Pernambuco, o IFPE já está em greve. A UFRPE tem indicativo de greve após o dia 15. A UFPE ainda não tem definição. As informações são da TV Jornal.

Reajuste na Pauta

Em uma pauta nacional unificada, os docentes das universidades federais demandam um reajuste de 22,71%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% nos anos de 2024, 2025 e 2026.

Por outro lado, o governo federal propôs um reajuste zero para este ano, seguido por dois reajustes de 4,5% nos anos de 2025 e 2026. Além disso, os professores também exigem a equiparação dos benefícios e auxílios aos dos servidores do Legislativo e do Judiciário.

Serviços essenciais mantidos

De acordo com a seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), os serviços essenciais serão mantidos durante a greve. Além disso, a categoria está organizando a formação de um comando local de greve, que contará com a participação da diretoria da seção sindical, conselho de representantes e a comissão de mobilização da campanha salarial.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais