Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Lucas Felipe às 17:13 pm do dia 29 de janeiro de 2024 Deixe um comentário

SUDENE e universidades lançam Rede Impacta Bioeconomia

(Foto: Divulgação)

A bioeconomia no Nordeste ganha destaque com o lançamento da Rede Impacta Bioeconomia, uma iniciativa conjunta da Sudene e das universidades federais de Pernambuco (UFPE) e Vale do São Francisco (Univasf). O foco principal é impulsionar a pesquisa e inovação para produção de medicamentos, centrando-se na biodiversidade regional, incluindo agricultores familiares agroecológicos e os biomas da caatinga, mata atlântica e cerrado.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca que a iniciativa busca fortalecer a geração de bioeconomia, considerando o território, biodiversidade e desenvolvimento sustentável do Nordeste. O projeto está alinhado com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), visando identificar produtos e cadeias de valor para aumento da produção e geração de renda.

A Rede Impacta Bioeconomia, com investimento inicial de R$ 553,7 mil da Sudene, tem seis metas bem definidas. A primeira envolve derivados do umbu, seguida pela segunda com foco no maracujá-da-caatinga. A terceira aborda a pitanga, acerola e melão-de-são-caetano. A quarta meta se concentra na criação de defensivos agrícolas, enquanto a quinta visa mapear as cadeias de valor. A sexta meta direciona esforços para a produção de mel de abelhas.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli, destaca a importância estratégica da Rede, que propõe uma visão completa do ciclo, desde a pesquisa até a geração de produtos a partir da biodiversidade. A professora Mônica Felts, coordenadora do INCT TEC CIS 4.0 e da Rede Impacta Bioeconomia, ressalta que a busca de bioativos e bioinsumos sustentáveis na região visa gerar renda, industrialização e desenvolvimento socioeconômico.

A iniciativa também inclui a identificação de organizações socioprodutivas sólidas, inicialmente na área de influência da Região Integrada de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro e na Mata Atlântica. A intenção é expandir a rede para todo o Nordeste ao longo dos próximos anos. Duas cooperativas, Coopercuc e Cooates, serão os pontos de partida para o projeto, trabalhando com produtos do extrativismo do umbu e maracujá-da-caatinga, mel e extrato de própolis.

A formalização da Rede Impacta Bioeconomia está prevista para fevereiro, fortalecendo a parceria entre Sudene e universidades para impulsionar o desenvolvimento regional sustentável. A iniciativa visa integrar políticas públicas, aproveitando oportunidades na pauta da sustentabilidade para a Região Nordeste, conforme orientações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Nordeste, Pernambuco Marcados com as tags: danilo cabral, sudene, universidades

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Araripina é pioneira no Sertão do Araripe com emissão gratuita da Carteira Nacional do Estudante para universitários da AEDA
Prefeitura de Igarassu promove formação política para mulheres
Câmara pauta urgência para derrubar decreto de IOF mesmo após reedição
Em Moreilândia, no Sertão do Araripe, governadora Raquel Lyra entrega ruas requalificadas e vistoria obra da PE-540
Simão comemora sucesso do concurso de quadrilhas adulta e infantil em Petrolina
Prefeita de Dormentes deixa o PSB e se filia ao PSD, alinhando-se à governadora Raquel Lyra
Morar Bem PE: governadora Raquel Lyra entrega 293 títulos de regularização e 18 casas reformadas na Comunidade Roda de Fogo, no Recife
Prefeito Zeca Cavalcanti destaca impacto de R$ 100 milhões no São João histórico de Arcoverde
Governo de Pernambuco propõe novo Programa Especial de Recuperação de Créditos com benefício direto aos contribuintes
STJ garante continuação da da recuperação do Grupo João Santos

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login