Se despedindo da Colômbia, Débora Almeida diz que modelo de segurança do país “é referência para o Brasil”

A comitiva formada pelos deputados estaduais Débora Almeida, ‘A voz do Agreste’, Eriberto Filho, João Paulo, Lula Cabral e Coronel Alberto Feitosa, participou, desde o dia 09 de Setembro, de diversas agendas e audiência com gestores de segurança pública daquele país. Foi uma viagem a trabalho de intensas atividades, na qual os parlamentares da ALEPE puderam escutar lideranças e populares acerca do modelo assertivo adotado pelo governo municipal de Bogotá, capital colombiana e também de Medellín, em relação à segurança pública. Os encontros aconteceram com o Secretário de Segurança Pública de Bogotá, Andrés Camilo Nieto Ramires, na tarde desta segunda-feira (11).

Com visitas a órgãos como a Secretaria Distrital de Segurança, Convivência e Justiça, onde os convidados escutaram do gestor noções de como o governo adotou medidas que fizeram a diferença para melhor na redução da violência, que na década de 1990 eram alarmantes, os deputados entenderam como isso fez com que uma cidade com mais de 8 milhões de habitantes conseguisse reduzir os índices de criminalidade, tornando-se referência na América Latina. Já em Medellín, nos anos 90, a taxa de homicídios era de 380 mortes a cada 100.000 habitantes, hoje reduzidas para apenas 13 homicídios para 100.000 habitantes.

Ao longo da semana, o grupo conheceu algumas comunidades como a “Comuna 13”, o bairro Nova Aurora e várias outras regiões de Medellín, onde constataram serviços públicos de qualidade para a população e pessoas felizes e seguras. A presença dos parlamentares estaduais naquele pais sulamericano, que faz fronteira com o Brasil, servirá para que no retorno do grupo ao país – programado para acontecer nesta quinta-feira (14) – , possa ser sugerido ao Governo de Pernambuco e também aos gestores municipais boas práticas que, se implementadas de forma eficiente, tendem a revolucionar o estado nesse necessário combate ao crime.

Na opinião de Débora, que vem utilizando as suas mídias sociais para colocar os pernambucanos à par da agenda de trabalho no exterior, a iniciativa vem sendo proveitosa: “Fiquei muito impressionada com as ações como são feitas, também muito com o social! Primeiro o social, a educação e depois por último é que entra a parte da polícia chegando para reprimir… Então, isso é muito bom e o pertencimento da população com cada um dos equipamentos, com a cidade! Muito proveitosa a iniciativa.”  Ainda nas redes, Débora Almeida revelou “As principais lições que vou levar comigo daqui são “é possível fazer!” e “basta termos coragem e priorizarmos os que mais precisam.”

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais