Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 18:30 pm do dia 9 de junho de 2025 Deixe um comentário

Por uma rede mais forte, UNICEF reúne Conselhos Tutelares para proteger crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Série de encontros acontece nos 18 estados que participam do Selo UNICEF, uma das maiores estratégias de fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no país. Em Pernambuco, conselhos de todo o estado irão se reunir em Arcoverde e em Serra Talhada

A cada 8 minutos, uma menina sofre violência sexual no Brasil. Nos últimos três anos, mais de 15 mil crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta. Para enfrentar esse cenário alarmante, é essencial contar com uma rede de proteção forte, articulada e orientada por dados. Com esse compromisso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dá início a uma série de encontros com os Conselhos Tutelares dos 18 estados que participam do Selo UNICEF, uma das maiores estratégias de fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no país.

Em Pernambuco, encontros acontecem na nesta terça-feira (10), em Arcoverde, e na quinta (12), em Serra Talhada, reunindo os conselhos tutelares de municípios próximos nos dois polos. Durante a programação, a proposta da nova edição do Selo UNICEF – 2025-2028 será apresentada, com foco na prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes. A iniciativa busca potencializar o protagonismo de conselheiros e conselheiras tutelares na escuta, no registro e na condução de casos, contribuindo para garantir respostas mais eficazes à proteção de cada menina e cada menino nos municípios

“Não basta reconhecer a gravidade das violações, é preciso registrar os casos para tirar da invisibilidade e agir de forma coordenada e estruturada. Estamos buscando exatamente alavancar esse movimento junto a diversos parceiros. Os Conselhos Tutelares estão na linha de frente da proteção e são essenciais para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados em cada território”, afirma Corinne Sciortino, oficial de proteção contra violências do UNICEF.

Dois pilares centrais dessa agenda são o fortalecimento da implementação da Lei 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida, e o uso ampliado do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). O uso do SIPIA será incentivado como uma ferramenta essencial para o trabalho cotidiano dos Conselhos Tutelares, funcionando também como instrumento estratégico para orientar ações de prevenção, resposta e monitoramento das políticas de proteção. Já a implementação da Lei da Escuta Protegida reforça o papel fundamental dos Conselhos Tutelares nos fluxos intersetoriais de atendimento às vítimas e testemunhas de violência, promovendo o acolhimento adequado e articulado entre os serviços.

Selo UNICEF – A iniciativa está com inscrições abertas até o dia 23 de julho para mais de 2 mil municípios da Amazônia Legal e do Semiárido. Até o momento, quase 1.400 municípios iniciaram o processo de adesão pelo site selounicef.org.br/adesao, demonstrando seu compromisso com a garantia de direitos da infância e adolescência. Durante a edição, as gestões municipais contam com apoio técnico do UNICEF e de seus parceiros para avançar em áreas como educação, saúde, proteção contra a violência, resposta às mudanças climáticas e promoção da participação de crianças e adolescentes nas decisões locais.

Violência contra crianças e adolescentes é alarmante no Brasil
Segundo o relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, produzido pelo UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2021 e 2023:

– 15.371 crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta;
– 165.192 foram vítimas de violência sexual – com crescimento progressivo: de 46.863 casos em 2021 para 63.430 em 2023.

As violências têm atingido cada vez mais crianças mais novas. As mortes violentas aumentaram 15,2% entre aquelas com até 9 anos de idade. Já os casos de estupro cresceram, sobretudo, entre crianças pequenas: de 2022 para 2023, os registros aumentaram 23,5% entre meninas e meninos de até 4 anos e 17,3% entre os de 5 a 9 anos. Esses dados evidenciam a urgência de fortalecer a rede de proteção e o papel dos Conselhos Tutelares como porta de entrada e articuladores dessa resposta nos territórios.

SERVIÇO
Encontro dos Conselhos Tutelares – Arcoverde
Data: Terça, 10 de junho
Hora: 8h às 16h
Onde: AESA

Encontro dos Conselhos Tutelares – Serra Talhada
Data: Terça, 12 de junho
Hora: 8h às 16h
Onde: UAST/UFRPE

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

“Caravana Mulheres e Negócios” visita três regiões pernambucanas
Em Limoeiro, governadora Raquel Lyra anuncia conjunto de ações em abastecimento de água, infraestrutura, educação e economia criativa
Depois da aprovação do reajuste para professores, Débora Almeida reforça a importância da votação de empréstimo para investimento em PE
Joel da Harpa comemora bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco
Governadora Raquel Lyra firma parceria com o TJPE para formalizar uso de imóveis à instituição judiciária
Prefeito de Poção, Guilherme Vasconcelos, deixa o MDB e se filia ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra
Inscrições para cursos gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras são prorrogadas até 13/06
Mirella reforça segurança com a posse de 17 novos guardas municipais
Presidente Getúlio Belém antecipa 13º e reforça compromisso com valorização dos servidores da Câmara de Jaboatão
Lula recebe certificado de país livre da febre aftosa

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login