Planejamento familiar: um debate que precisa ser enfrentado

Foto: Divulgação

A repercussão de uma declaração da governadora Raquel Lyra sobre laqueadura acabou colocando em evidência um tema que merece ser discutido para além de uma frase isolada. A própria governadora já esclareceu sua manifestação e pediu desculpas pela forma como se expressou. Evidentemente, qualquer procedimento dessa natureza depende da decisão e do consentimento da mulher. Superado esse ponto, porém, existe uma questão muito maior que não deveria ser ignorada: qual deve ser o papel do Estado diante de sucessivas gestações em contextos de vulnerabilidade social?

Quando uma mulher chega a uma unidade de saúde grávida novamente depois de sete filhos, simplesmente tratar a situação como algo sobre o qual o poder público nada tem a fazer também não parece razoável. Não se trata de julgar essa mulher, cuja história e circunstâncias pessoais desconhecemos. Trata-se de perguntar se, ao longo de tantos anos, ela teve acesso adequado a informação, acompanhamento médico e alternativas de planejamento familiar.

Os números ajudam a compreender a dimensão social dessa questão. Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto apresentavam taxa de fecundidade de 2,01 filhos por mulher. Entre aquelas com ensino superior completo, o índice era de 1,19. É uma diferença expressiva e que demonstra como educação e condições socioeconômicas estão relacionadas às diferentes realidades reprodutivas existentes no país.

Isso não significa estabelecer qualquer relação simplista entre pobreza e número de filhos, muito menos determinar quantos filhos uma família deve ter. Significa reconhecer que informação, escolaridade, renda e acesso aos serviços de saúde interferem nas condições concretas para que uma mulher possa planejar sua vida reprodutiva.

E é exatamente aí que deveria estar o centro dessa discussão.

O Estado não pode decidir pela mulher, mas também não deveria aparecer apenas quando ela já está diante de mais uma gravidez. Planejamento familiar precisa acontecer antes. Precisa significar acompanhamento pela atenção básica, orientação, educação sexual e reprodutiva, disponibilidade de anticoncepcionais, acesso a métodos contraceptivos de longa duração e informação adequada sobre métodos definitivos.

Para uma mulher que já possui vários filhos e manifesta não desejar novas gestações, a laqueadura deve estar entre as alternativas apresentadas com clareza pelos profissionais de saúde. Cabe explicar seu caráter definitivo, benefícios, riscos e demais opções existentes. Depois de devidamente informada, a decisão pertence exclusivamente a ela.

Essa é uma distinção fundamental: orientar não significa impor.

Aliás, uma política de planejamento familiar realmente eficiente deveria identificar essas situações muito antes de uma oitava gravidez. Depois do segundo, terceiro ou quarto filho, a mulher que não pretende ampliar sua família precisa encontrar no sistema público informação e alternativas acessíveis para evitar uma gestação que não deseja.

Talvez esse seja o aspecto mais importante suscitado pela controvérsia envolvendo Raquel Lyra. Em vez de limitar toda a discussão a uma frase, Pernambuco poderia aproveitar o episódio para discutir como aperfeiçoar sua política de planejamento familiar, sobretudo entre as mulheres que mais dependem do SUS.

É um debate que exige equilíbrio. De um lado está um princípio inegociável: nenhuma mulher pode ser submetida a um procedimento definitivo sem sua decisão consciente. Do outro está uma obrigação igualmente importante do poder público: oferecer condições para que essa decisão possa existir antes de uma nova gravidez não planejada.

A discussão, portanto, pode produzir algo muito mais útil do que uma simples controvérsia política.

Porque planejamento familiar não é decidir pela mulher. É garantir informação, acompanhamento e acesso para que ela possa decidir por si mesma.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais