Pernambuco promove 67ª reunião do Contur-PE, com balanço de políticas públicas

Os gestores conversaram com atores da cadeia produtiva do turismo, mostrando ações de marketing e implementações de ações governamentais no último trimestre. Foto: Leo Motta/ Setur

Apresentando o trabalho realizado nos últimos 9 meses, a gestão estadual do Turismo de Pernambuco promoveu sua 67ª reunião do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE) nesta quarta-feira (20), no Centro de Convenções. O encontro trimestral, presidido pelo secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, apresentou aos conselheiros um balanço das ações da Setur-PE (Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco) e da Empetur na atual gestão. Também estiveram presentes o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, Eduardo Loyo, e demais integrantes do conselho estadual, formado por representantes do trade e da cadeia produtiva do turismo.

Na pauta, os gestores fizeram um balanço das campanhas encabeçadas pela Empetur nos últimos três meses. São elas: Rota do Frio, Festival Gastronômico de Gravatá e Viva um Verão Naturalmente Incrível. Já a Setur relatou o andamento das discussões promovidas nas câmaras temáticas de Turismo de Aventura e de Turismo Religioso. “Nossas ações de marketing e a implementação das câmaras temáticas tiveram excelentes resultados nestes últimos meses. É muito importante essa conversa com os principais atores do turismo em Pernambuco, destacando a atuação do Governo do Estado nessa implementação de políticas que visa trazer resultados ainda melhores para o nosso turismo e, por consequência, para a nossa economia”, afirma o Secretário de Turismo de Pernambuco Daniel Coelho.

Outro aspecto ressaltado na reunião foi a ampliação da malha aérea estadual, com a expectativa de mais de 6 mil voos para o Aeroporto dos Guararapes em setembro, e implemento da movimentação aérea para o ano que vem. “Nosso objetivo é transformar esses números crescentes do nosso principal terminal aéreo em ocupação de hotéis, emprego e renda para a nossa população. É sempre importante frisar que nosso atrativo natural, com nossas belas praias e demais belezas, é agregado com nosso acervo cultural único e nossas manifestações populares, que não têm par no Brasil e no mundo”, completa o secretário.

Para o presidente da EMPETUR, Eduardo Loyo, o Contur é uma oportunidade de mostrar à rede turística de Pernambuco todo o trabalho que está sendo realizado para fomentar o turismo no Estado.

“O Governo do Estado, a EMPETUR e Setur têm atuado em conjunto para impulsionar cada vez mais o turismo na região. Neste encontro também pudemos apresentar um balanço de tudo o que foi feito, de julho até a metade de setembro, durante a Rota do Frio, nossa campanha para estimular e ressaltar o turismo de inverno, além da campanha de verão “Viva um verão Naturalmente Incrível” que já está sendo veiculada na mídia. Trabalhamos para reforçar que Pernambuco é um local rico e apresenta diversas opções de lazer que vão da cultura à gastronomia, do sertão ao litoral”, afirma.

*Campanhas de Marketing*

A Rota do Frio foi uma campanha veiculada no mês de julho via Empetur. A ação promoveu destinos de inverno no nosso Estado, com peças publicitárias veiculadas em meios de comunicação tradicionais e redes sociais. Os vídeos foram apresentados pelo repentista Toinho Mendes. A campanha contemplou municípios como Garanhuns, Gravatá, Triunfo e Taquaritinga do Norte, além do tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Rota do Frio passou pela Festa do Estudante, em Triunfo, Festival Gastronômico, em Gravatá, além de Taquaritinga do Norte, Caruaru, Serra Talhada, Bezerros, Arcoverde, Buíque, Pesqueira e Bonito.

O Festival Gastronômico de Gravatá foi uma promoção da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur. A ação destacou cerca de 30 restaurantes para qualificação profissional e elaboração de pratos especiais para o festival, com parceria do Instituto Cesar Santos. Além disso, a campanha culminou em oficinas abertas ao público com chefs renomados em um palco montado no Polo Moveleiro, além de um show de encerramento com o cantor Geraldinho Lins.

Viva um Verão Naturalmente Incrível é a campanha iniciada no mês de setembro pela Empetur, promovendo nossos destinos para a estação mais quente. Com foco no litoral, sem esquecer dos importantes pontos turísticos interiorizados, as ações promocionais, com materiais audiovisuais e gráficos veiculados em todas as mídias, e intervenções em eventos do turismo, visam trazer visitantes dos nossos principais mercados emissores para conhecer nossas belezas naturais e nosso litoral, com praias reconhecidas como as melhores do mundo segundo importantes premiações do setor.

*Câmaras Temáticas*

A Câmara Temática do Turismo Religioso tem como objetivo analisar, estudar e apresentar sugestões sobre assuntos específicos para o segmento no Estado. Essas iniciativas serão usadas para embasar as decisões do Conselho e da Setur-PE. Já a Câmara do Turismo de Aventura foca em políticas públicas dentro do escopo dos destinos de aventura, como a estruturação de trilhas e apoio às gestões municipais e cadeias produtivas ligadas a esse segmento no Estado. As Câmaras Temáticas se reúnem periodicamente, sendo parte do escopo do Conselho Estadual de Turismo.

O Contur-PE

é um órgão colegiado, de assessoramento superior, de caráter consultivo. Tem por finalidade propor diretrizes e soluções para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco. Participaram do conselho representantes de toda a rede turística do Estado, como: Sebrae, Fecomércio, Banco do Brasil, Recife Convention Bureau, Ubrafe, ABIH-PE, ABAV-PE, Porto de Galinhas Convention, entre outros.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais