Prefeito Joselito Gomes recebeu a certificação que atesta os avanços em políticas públicas para crianças e adolescentes.
Na quinta-feira (12), o Espaço Renato Machado, em Caruaru, foi o local escolhido para a entrega do Selo Unicef a 83 municípios pernambucanos que atingiram metas significativas na promoção de direitos de crianças e adolescentes. O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, participou da cerimônia ao lado de uma comitiva local, dentre os quais Leonardo Lima, articulador do selo na cidade. O evento também contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e da chefe do escritório do UNICEF nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, Verônica Bezerra, que destacou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento social.
O Selo Unicef é uma certificação internacional que reconhece gestões municipais comprometidas com a melhoria de indicadores sociais em áreas como saúde, educação e proteção infantil. A iniciativa estimula a implementação de políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes, um fortalecimento ao impacto das ações governamentais. Em Gravatá, as metas foram cumpridas por meio de projetos intersetoriais coordenados pela Prefeitura, em parceria com diversas instituições locais, nas áreas de segurança alimentar, cobertura vacinal, alfabetização, manutenção dos alunos na escola, bem como proteção contra quais tipos de violência.
Essas ações foram reforçadas por campanhas de conscientização e pela formação de profissionais para a promoção de um ambiente mais seguro e acolhedor para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes no município. As ações, que foram iniciadas em 2021, culminaram no 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, realizado no auditório da Secretaria de Educação e que reuniu pessoas-chave dessa articulação do selo, como o prefeito Joselito Gomes; a primeira-dama e então secretária de Assistência Social e Juventude à época da articulação, Viviane Facundes; a presidente do COMDICA, Gorete Silva; e o articulador do Selo Unicef em Gravatá, Leonardo Lima.
A conquista do Selo Unicef representa um marco para Gravatá, reafirma o compromisso da gestão municipal com o futuro de sua população mais jovem, valoriza os esforços já realizados e incentiva o município a continuar com os avanços em políticas públicas que priorizam o direito à infância e juventude. O prefeito comemora: ”é um prazer enorme poder participar hoje da entrega do Selo Unicef, exercício 2021-2024. Depois de 12 anos o município de Gravatá recebe o segundo selo, fruto do empenho, da dedicação de uma rede que assegura os direitos das crianças e adolescentes. É prioridade, é foco; quando olhamos para nossas crianças e adolescentes, olhamos para o hoje já vislumbrando o futuro. Então, parabenizo o articulador Leonardo Lima, juntamente com todos os núcleos de assistência social, educação, saúde, NUCA, a gestão como um todo e quem ganha com isso é a população, o município e, em especial, nossas crianças e adolescentes. Isso é fruto do nosso compromisso com as pessoas.”
Deixe um comentário