O juiz eleitoral da 54ª Zona Eleitoral, Lucas do Monte Silva, indeferiu no final da tarde desta quarta-feira o registro de candidatura do candidato a prefeito da cidade de Jataúba, Antônio de Roque. Filiado ao Podemos, ele já tinha tido sua candidatura indeferida pelo Ministério Público Eleitoral.
O juiz argumentou em sua sentença que o candidato, quando prefeito de Jataúba, teve suas contas de gestão do ano de 2020 rejeitadas, tanto pelo Tribunal de Contas do Estado, quanto pela Câmara de Vereadores.
Dentre os pontos que implicaram na rejeição das contas de Antônio de Roque estão, a superestimação das despesas do município, a evidente falta de planejamento no gerenciamento do Instituto de Previdência do município e a ausência de repasse do duodécimo fora do prazo constitucional.
Antônio de Roque também enfrenta uma condenação por ato doloso de improbidade administrativa, em uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público de Pernambuco. A condenação por si só já gera inelegibilidade.
Com a decisão desta quarta, o candidato tem seu registro negado, podendo ele, no entanto, apelar ao próprio juiz autor da sentença, ou mesmo ao TRE-PE. Até que saia a decisão ele poderá seguir com sua campanha, tendo até o próximo dia 16 (20 dias antes da eleição) para retirar sua candidatura, podendo ser substituído na urna eletrônica por outra pessoa.
Deixe um comentário