Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 22 de março de 2019 7 Comentários

Coluna do blog desta sexta-feira

Prisão de Temer deixa Lula ainda mais fragilizado

Ontem o Brasil se deparou com mais um escândalo envolvendo a nossa república com a prisão do ex-presidente Michel Temer por comandar uma organização criminosa que desviou quase R$ 2 bilhões de recursos públicos durante quase quarenta anos.

Durou apenas dois meses e 21 dias a liberdade de Michel Temer sem o foro privilegiado. O simbolismo da prisão de Temer, o segundo ex-presidente da República preso por corrupção, tem duas vertentes, a primeira é a de que a Lava-Jato continua firme e forte investigando e punindo agentes políticos que cometeram atos ilícitos, refutando a tese de que a operação estava perdendo força.

A segunda vertente tem como pano de fundo o ex-presidente Lula, que desde sua prisão em abril de 2018 aproveitou para dizer que era um preso político e que a Lava-Jato era uma operação política. A cantilena de que Lula era perseguido foi encampada por ele e pelos seus defensores como uma verdade absoluta.

Com a prisão de Temer, Lula perde o argumento de que estava sendo perseguido, uma vez que não só Lula como Eduardo Cunha (MDB), Beto Richa (PSDB), Sergio Cabral (MDB) e alguns outros já estavam presos independente de partido, mas outro ex-presidente preso fica óbvio que a justiça está funcionando para todos independente de partido, de cargo político ou de popularidade. A Lava-Jato está mostrando para a classe política, acostumada com o toma lá dá cá de muitos anos, que o crime não compensa, e que consequentemente Lula, Temer e outros presidiários não deverão sair nem tão cedo da cadeia.

Sucesso – Se no plenário da Câmara Municipal do Recife, os líderes da base governista e oposição chamam atenção pelos grandes embates realizados; nos bastidores o destaque fica para a dupla que gerencia a comunicação dos dois parlamentares. Eriberto Rafael (PTC) e Renato Antunes (PSC), que andam em campos políticos opostos, deixaram na incumbência de dois jovens jornalistas, a missão de viabilizar a comunicação com o público e imprensa local. Pelo lado de Rafael, Gabriela López marca o tom governista. Na oposição, Asaph Saboia é quem faz a interlocução de Renato.

Estágio – De forma inovadora na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Delegado Lessa (PP) abre processo de seleção para ocupar uma vaga de estágio junto à Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET), da qual ele é presidente. O anúncio do processo seletivo foi feito pelo deputado em uma live na noite desta quinta, 21, na fanpage (Delegado Lessa) e no Instagram (@delegadolessape).

Lembrança – Após realizar um trabalho extraordinário a frente do Ministério da Educação, Mendonça Filho tem sido lembrado para voltar a ocupar o posto no governo Bolsonaro. A mídia nacional tem levantado seu nome como possibilidade caso se confirme a saída do atual ministro Ricardo Velez Rodrigues, que está patinando no cargo.

ADDEPE – Os delegados de Pernambuco, através do advogado Bruno Brennand, ingressaram com uma ação para suspender a eleição da ADDEPE, e teve o pedido acatado pela Justiça, que encontrou irregularidades no processo eleitoral.

RÁPIDAS

Vice-líder – O deputado federal Silvio Costa Filho foi escolhido para ser o vice-líder do PRB na Câmara dos Deputados. Em apenas dois meses de mandato, Silvinho tem conquistado grande protagonismo, tanto no partido quanto na Frente Parlamentar que discute o Pacto Federativo.

Transamérica – Foi muito prestigiado o coquetel de lançamento da nova programação da Rádio Transamérica, que marcou o ingresso do competente Aldo Vilela na emissora. A partir da próxima segunda-feira, Aldo estará em dose dupla, às 6 da manhã e às 15 horas. Este colunista será um dos comentaristas dos programas apresentados por Aldo.

Inocente quer saber – Quem será o próximo figurão da República a ser preso pela Lava-Jato?

Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: blog, coluna edmar lyra, lava-jato, lula, michel temer, política

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. Nayara diz

    22 de março de 2019 em 2:57 am

    Olha que o Lula tem sido tratado pela turma da lava jato e maioria do judiciário com perseguição isso é incontestável até o ser mais irracional desse mundo percebe isso e o temer era para ter sido preso lá atrás mesmo assim “antes tarde do que nunca” só que poderá realmente não ser a turma da lava jato do rio de janeiro que venham a dá uma aliviada e tramar qualquer desculpa para soltar o corrupto temer…mais poderá ser outras instâncias do judiciário que estejam responsáveis pela lava jato que venham a fazer isso “soltar o temer” só que segundo a turma da lava jato do rio de janeiro o temer é ligado à corrupção há mais de 40 anos ou seja 4 décadas ininterruptas.

    Responder
  2. Prova gravada no porão do jaburu diz

    22 de março de 2019 em 3:02 am

    Olha as instâncias superiores da lava jato inclusive no STF e STJ não vão ter como desculpas esfarrapadas para “soltar o corrupto temer” falta de provas afinal de contas o Joesley Batista gravou o temer negociando propinas no porão do jaburu na calada da madrugada “você tem que manter isso” falou o temer ou seja traduzindo “você tem que manter a propina” falou o temer.

    Responder
  3. constância diz

    22 de março de 2019 em 3:06 am

    Tá faltando ser preso o Eliseu Padilha, o Romero jucá, o Serra, o Aécio neves. Aliás nós inocentes aguardamos ansiosos por essas próximas prisões e sem desculpas esfarrapadas para solturas.

    Responder
  4. Renata diz

    22 de março de 2019 em 3:09 am

    O Carlos Marum e o FBC também eram dá tropa de choque dos aliados do temer e já foram citados por corrupção então quando vão ser presos?

    Responder
  5. William Pontes diz

    22 de março de 2019 em 9:02 am

    Como frisou Tasso Jereissati a prisao de Temer a luz das leis patrias é uma aberraçao juridica, e a de Lula já extrapola todo o ordenamento juridico. Vivemos num momento de exceção juridica com a violação constante dos seus postulados. Quanto a Temer os processos devem continuar e com a sentença transitada em julgado prender se for o caso. Um país onde as leis nao sao respeitadas é uma republiqueta onde os justiceiros de plantao se arvoram de juizes, e com um longo passado aetico.

    Responder
  6. Valine diz

    23 de março de 2019 em 4:21 am

    O que nos deixa fragilizados é que a turma da lava jato continua agindo de forma parcial e seletiva quanto a ainda não ter prendido o Aécio neves, o Serra, o Onyx lorenzoni, o Eliseu Padilha, o Romero jucá…será que estão próximo de pegar o Rodrigo Maia? O sogro do Maia tá preso é o Moreira Franco.

    Responder
  7. Mazé diz

    23 de março de 2019 em 4:22 am

    Cadê o coronel Ciro Gomes e o subcoronel Cid Gomes para falar ” o tremer tá preso babaca”?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2022 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade