Bolsonaro pode comprometer o seu governo
Eleito por conta do forte sentimento de mudança que a sociedade brasileira cobrava, o presidente Jair Bolsonaro fez história em 2018 ao contrariar todos os prognósticos que davam sua candidatura como natimorta e acabou vencendo a eleição ao derrotar a política tradicional.
Um dos grandes trunfos do presidente durante a eleição foi a comunicação espontânea que ele utilizou nas redes sociais. Isso foi o diferencial da sua campanha, que desbancou adversários muito mais fortes e mais estruturados, mas é preciso diferenciar a comunicação da campanha e a do governo, que depende fortemente do humor da opinião pública.
Com dois meses de governo, está latente a falta de coordenação das ações do governo em duas áreas nevrálgicas para o sucesso de quem tem o desafio de aprovar a reforma da Previdência ainda este ano. A articulação política tem sido um desastre, enquanto a comunicação tem sido extremamente atrapalhada, desgastando a figura do presidente, que ainda goza de importante capital político, mas se não tiver cuidado, pode perdê-lo a cada dia.
Para não comprometer o governo e a aprovação da reforma da Previdência, é fundamental que Jair Bolsonaro dê um basta nas suas próprias declarações e atitudes polêmicas, e evite que filhos e ministros façam o mesmo, sob pena de colocar tudo a perder.
Advocacia Pública – Nesta quinta-feira (7), quando comemorado o Dia Nacional da Advocacia Pública, juristas lamentaram não ser obrigatório para os municípios terem advogados concursados, atuando nas licitações, contratos e processos administrativos. Há propostas neste sentido tramitando no Congresso Nacional, sem previsão de votação. “A grande maioria das prefeituras apenas com advogados comissionados ou contratados é um incentivo para a corrupção. Nesta situação, o advogado não tem real independência técnica, pois se dá um parecer contrário a uma compra sem licitação, por exemplo, é demitido pelo prefeito em seguida”, registra o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).
Chiadeira – Alguns deputados da base governista não gostaram da postura do governador Paulo Câmara em convidar somente a deputada Gleide Ângelo para circular ao seu lado durante os dias do carnaval. Com 37 deputados em sua base, o governador poderia ter dado mais atenção a outros parlamentares.
Reconhecimento – A ausência de candidatos à presidência da União dos Vereadores de Pernambuco foi um claro reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo atual presidente Josinaldo Barbosa à frente da entidade. Josinaldo será reconduzido ao cargo pelos seus colegas vereadores no congresso da UVP em Gravatá no final do mês.
Lançamento – A partir de julho, os pernambucanos passam a contar com mais uma frequência internacional: o voo Recife-Santiago do Chile. O governador Paulo Câmara fará o lançamento do voo nesta sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do diretor de Relações Internacionais da Gol, Cláudio Borges. Operada pela Gol Linhas Aéreas, a nova rota ligará, semanalmente, aos sábados, a capital do Estado à capital chilena, funcionando como uma importante porta de entrada de visitantes para Pernambuco.
RÁPIDAS
Desistência – Alegando compromissos em Brasília, o vice-presidente da República, General Mourão, adiou a sua vinda ao Recife para receber o título de cidadão recifense marcado para esta sexta-feira. Mourão se comprometeu a remarcar a solenidade para uma data que em breve será divulgada pelo deputado Marco Aurélio.
Sumiço – Desde o escândalo envolvendo candidaturas laranjas do PSL, o deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional da sigla, decidiu mergulhar e evitar aparecer na mídia. Faz tempo que ninguém ouve falar no nome do deputado pernambucano.
Inocente quer saber – O MDB estaria inclinado a romper com o PSB em 2020?
Reportando-nos ao politico Bolsonaro só se enganou quem não acompanha a política brasileira. Os 28 anos no desempenho da carreira parlamentar foi de uma pobreza de Jó, tanto na apresentação de projetos quanto na defesa dos interesses nacionais. Um forte sentimento antiPT o colocou na Presidência, mas sabíamos do seu despreparo para cargo de tal magnitude. O filme que estamos vendo teve uma longa pré estreia. Um político que fora os clichês nao elabora um raciocinio correto e desconhece fatos corriqueiros da história mostra o seu tamanho.
Mais ou menos por aí ,!
Ambíguo o conceito exposto pelo procurador Cristiano Pimentel, haja vista que insinua que as prefeituras estão cheias de advogados corruptos, e os raros bons são demitidos. Como na prática poucos são demitidos o procurador poe o título de corruptos na maioria. Uma declaração infeliz, poderia reinvidicar concursos com um conceito mais nobres. Corrupção está no DNA do homem e até em instituições como a do procurador há. Com a palavra a OAB
O Bolsonaro nunca escondeu de ninguém que é despreparado, burro, antidemocrático, perseguidor prova disso é que foi deputado por 27 anos e os 2 projetos que apresentou não teve aprovação.
Acho o general mourão muito mais equilibrado para governar nosso país do que o Bolsonaro.