Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 10 de julho de 2017 Deixe um comentário

Coluna do blog desta segunda-feira

Armando será ator estratégico em 2018

O senador Armando Monteiro em vinte anos de trajetória política conseguiu uma ascensão meteórica, tendo sido eleito deputado federal em 1998, reeleito em 2002 e 2006 com expressivas votações, sendo na última vez que tentou o mandato na Câmara dos Deputados o mais votado de Pernambuco. Nas eleições de 2010, candidato a senador, desbancou Humberto Costa e foi o mais votado da disputa naquele pleito.

Todos sabiam do desejo de Armando em ser governador, e em 2014 ele iniciou liderando as pesquisas com 28% das intenções de voto, de acordo com o IPMN de outubro de 2013. Já com as candidaturas colocadas em 2014, ele iniciou o jogo com 43% das intenções de voto contra Paulo Câmara que tinha 11% de acordo com o Ibope de 26 de julho daquele ano. No decorrer da disputa, todos sabem que ele minguou enquanto Paulo Câmara, embalado pela Frente Popular e pela morte de Eduardo, subiu como um foguete e ganhou a eleição no primeiro turno.

De acordo com um levantamento realizado na semana passada, Armando lidera com 23%, contra 13% de Paulo Câmara. Uma diferença que em 2014 era de 32 pontos, hoje é de apenas dez pontos. Mantidas as condições normais de temperatura e pressão, por mais dificuldade que Paulo Câmara enfrente no governo, é urgente entender que ele detém a máquina e a probabilidade desta vantagem de Armando virar pó nos primeiros dias de campanha é gigante. Avaliar diferente é cometer um crasso equívoco de estratégia.

Mesmo assim, Armando Monteiro, que chegou a ser ministro entre 2015 e 2016, não pode ser considerado um pato morto. Pois elegeu prefeituras importantes em 2016 e tem seu quinhão político e eleitoral na engenharia política do estado. A estratégia correta de Armando é não colocar como ponto fundamental a candidatura a governador, reconhecendo a importância de fazer parte de uma ampla frente política. Hoje ele seria favoritíssimo a renovar seu mandato de senador caso participe de uma coligação robusta, e caso esta coligação saia vitoriosa, ele não só teria o mandato de senador com chances de virar novamente ministro em 2019 como garantiria uma importante fatia de um governo que não fosse do PSB.

Campeão – Com 12% das intenções de voto para governador nas duas pesquisas realizadas e divulgadas até o presente momento, o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) caso busque a reeleição para deputado federal, caminha para ser um dos deputados federais mais votados de Pernambuco no próximo ano. Em 2014 Mendonça se reelegeu com 88.250 votos, sendo o penúltimo eleito da Frente Popular.

União – Caso se confirme a cassação do prefeito Júnior Matuto (PSB) e consequentemente a realização da eleição suplementar em Paulista, Ramos (PTB) e Sergio Leite (PDT) não têm outro caminho senão a união de ambos se quiserem derrotar Fábio Barros, presidente da Câmara e candidato de Matuto na disputa, pois se optarem pela divisão caminham novamente para a derrota.

Sobrestamento – Com a eminente queda de Michel Temer (PMDB), o sucessor Rodrigo Maia (DEM) favoritíssimo a continuar no cargo na eleição indireta tende a terminar o mandato em 31 de dezembro de 2018 salvo se cometer o mesmo erro de Temer no episódio Joesley Batista, pois as investigações sobre casos estranhos ao mandato ficam sobrestadas até ele deixar a presidência da República.

Acalmando – Na expectativa de herdar a presidência da República, Rodrigo Maia (DEM) tratou de acalmar o mercado, se reunindo com os presidentes do Bradesco e do Itaú. Na conversa afirmou que a equipe econômica será mantida e que terá empenho pessoal na aprovação das reformas trabalhista e previdenciária nos primeiros meses do governo. As reformas são fundamentais para a retomada da economia.

RÁPIDAS

140 anos – Completando 140 anos de existência ontem, o Cabo de Santo Agostinho será sede do governo de Pernambuco hoje. O prefeito Lula Cabral e o governador Paulo Câmara cumprirão extensa agenda no município com entrevista na Cabo FM, despachos internos na prefeitura, assinatura do termo de doação de terreno e visita ao local que receberá o 18º batalhão da PMPE e a inauguração do Hotel Intercity Suape.

Estadual – O empresário Edinho Shineray, sócio da empresa Shineray Motos, decidiu se candidatar a deputado estadual em 2018. Ele ainda não decidiu o partido, mas estaria entre PCdoB de Luciana Santos, PP de Eduardo da Fonte e PSC de André Ferreira. Tanto o PP quanto o PSC devem eleger o último deputado estadual com 20 a 25 mil votos.

Inocente quer saber – Por quê setores do PT ainda querem fritar Marília Arraes se não há nome melhor que ela disposto a tentar o governo em 2018?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: armando monteiro, Cabo, Edinho Shineray, junior matuto, lula cabral, marília arraes, mendonça filho, paulista, paulo câmara, ramos, rodrigo maia, sergio leite

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Lula Cabral lança “Cabo Bem Cuidado” com foco na ampliação do atendimento à famílias em situação de vulnerabilidade
Mais 1.560 oportunidades: Governo amplia oferta de bolsas do PROUPE no segundo semestre de 2025
Vereadora Dra. Daiana entrega título de cidadão camaragibense ao presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto
Câmara do Cabo realiza capacitação para Guardas Patrimoniais com apoio do Executivo
Empresário Manoel Emídio é liberado e não foi denunciado em operação da Polícia Civil
Em Goiana, ministro Silvio Costa Filho e prefeito Marcílio Régio discutem ações estruturadoras para o desenvolvimento da região
Vereador Zé Neto conduz primeira reunião da Fitec e reforça compromisso com inovação e economia criativa no Recife
Com articulação de Joaquim Lira, Vitória será sede do Complexo de Polícia Científica
Prefeita Juliana e vice-prefeito Lúcio realizam o 1º Baile dos Idosos Anos 60 em comemoração aos 30 anos de Casinhas
Coluna desta segunda-feira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar