Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 25 de abril de 2019 Deixe um comentário

Coluna do blog desta quinta-feira

O recado da Alepe ao governo

A Assembleia Legislativa de Pernambuco votou ontem uma Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelo deputado estadual Alberto Feitosa (SD) e aprovou em primeira votação que fixa em 0,8% do orçamento estadual o percentual para as emendas parlamentares individuais e em 0,4% as emendas de comissão.

A medida, de acordo com alguns parlamentares, dará maior autonomia para a Assembleia Legislativa de Pernambuco permitindo que as emendas apresentadas pelos deputados possam ser efetivamente destinadas e executadas pelo governo de Pernambuco, configurando-se em maior força política para o poder legislativo.

O resultado tem outro desdobramento, há muito tempo o governo contava com o apoio da Alepe, mas para alguns parlamentares não havia reciprocidade no tratamento, e que era preciso mandar um recado para o Palácio do Campo das Princesas, e a PEC aprovada ontem teve este efeito no sentido de dar um freio de arrumação e mostrar ao governo que é preciso ter mais atenção com os parlamentares.

A partir de agora, diante do cenário que obriga o Palácio a acender a luz amarela, é provável que o tratamento dispensado aos deputados, sobretudo os da base governista, seja melhorado, sob pena de novas votações até mais importantes terem recados cada vez mais claros e duros para o governo. Como provavelmente o governo não pagará pra ver, é plausível que a relação de executivo e legislativo sofra alterações para melhor.

Recado – Apenas Claudiano Filho, Erick Lessa, Fabiola Cabral, José Queiroz, João Paulo Lima e Roberta Arraes votaram contra a PEC que fixa o percentual das emendas, todos da base governista, enquanto Diogo Moraes, Ducicleide Amorim, Isaltino Nascimento, Simone Santana e Sivaldo Albino se abstiveram. O recado da Casa foi muito latente, uma vez que somente seis parlamentares votaram efetivamente com o governo.

Negado – Requerimento de audiência pública, de autoria da deputada Priscila Krause (DEM), para discutir sobre o desabastecimento de medicamentos nas farmácias do Estado, foi negado pelo plenário da Assembleia, nesta quarta-feira (24), por 24 votos contra 12. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já tinha solicitado informações sobre o tema para a Secretaria Estadual de Saúde, após requerimento do procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

Comissão – O deputado federal Fernando Rodolfo (PR) foi um dos três, da bancada de 38 deputados do PR, indicados na noite desta quarta-feira como membro titular da Comissão Especial que analisará a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência Social. “É uma honra e uma grande responsabilidade estar entre os 9,5% da totalidade dos deputados federais que integrarão a comissão mais importante da Câmara nas próximas semanas”, reagiu.

Suape – A reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET) da Assembleia Legislativa de Pernambuco contou com a participação do diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Leonardo Cerquinho. Na ocasião, ele apresentou um estudo que será realizado pelo BNDES sobre a viabilidade de um parceiro privado participar na gestão do Porto.

RÁPIDAS

Aumento – O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) criticou o aumento da conta de luz e disse que o maior responsável pelo novo reajuste é o custo alto dos impostos. O parlamentar defendeu uma revisão dos tributos aplicados no estado.

Turismo – Na manhã desta quinta-feira (25), a partir das 9h, acontece, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o III Encontro de Municípios das Regiões Turísticas do Estado, promovido Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. O evento será realizado na Sala Coração do Nordeste, das 9h às 17h.

Inocente quer saber – Ao votar contra a PEC das emendas, o deputado Claudiano Filho atendeu o pedido do governo, de Eduardo da Fonte ou de Eriberto Medeiros?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: alepe, blog, coluna edmar lyra, política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Pernambuco Meu País 2025: Governo do Estado amplia festival, que chega a 10 cidades do Agreste e Sertão
Senador Dueire participa de inauguração da FAV e dá ordem de serviço para obra viária em Serra Talhada
Dr. Emílio Duarte fala sobre sua adesão ao projeto liderado pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella
Lula vence IOF e dobra aposta ao vetar aumento no número de deputados
Deputado Augusto Coutinho está entre os Cabeças do Congresso 2025
Roberto Asfora confirma inclusão do Moto Fest no calendário de eventos de Brejo da Madre de Deus
Mais da metade dos municípios pernambucanos ainda não possui guarda municipal: deputado Joel da harpa alerta para descumprimento da lei 13.022/2014
Fernando Monteiro relata projeto que viabiliza indenizações da Caixa para prédios-caixão no Recife
Motta e Alcolumbre amenizam reação a Trump e pedem resposta “diplomática”
Waldemar e Sebastião Oliveira garantem ações nas áreas de qualificação e empreendedorismo para Serra Talhada

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar