Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 7 de junho de 2025 Deixe um comentário

Coluna deste sábado

Foto: Divulgação

O avanço do Partido Novo e a consolidação da direita em Pernambuco

O cenário político pernambucano tem assistido, nos últimos anos, à emergência de uma nova força no campo da direita: o Partido Novo. Sob a presidência estadual de Técio Teles, a sigla vem ganhando musculatura e espaço, consolidando-se como uma alternativa viável ao eleitorado que busca gestão eficiente, ética pública e compromisso com princípios liberais.

A eleição dos vereadores Eduardo Moura e Filipe Alecrim, em 2024, foi um divisor de águas. Pela primeira vez, o Novo conquistou cadeiras na Câmara do Recife, marcando presença institucional e iniciando sua atuação legislativa na capital. O feito é resultado direto da liderança de Técio Teles, que coordenou o lançamento de quase 200 candidaturas no estado, fortalecendo a sigla em todas as regiões.

Técio, que construiu uma trajetória consistente no setor público e privado — com passagens pelo Exército, pela Secretaria de Planejamento de Belo Jardim e pelo Ministério da Educação — assumiu o comando do partido com coragem e clareza estratégica. Em 2023, abriu mão da chefia de gabinete da vice-governadora Priscila Krause para disputar a Prefeitura do Recife, num gesto que evidenciou sua convicção e compromisso com um projeto coletivo.

A campanha à prefeitura, ainda que não vitoriosa nas urnas, consolidou o Novo como uma força política em ascensão e posicionou Técio como uma das principais lideranças da nova direita em Pernambuco. Seu discurso firme, sereno e livre de extremismos como ele mesmo destacava “Direita Lúcida” vem ajudando a construir uma imagem de credibilidade e preparo.

O desafio agora é pavimentar o caminho para 2026. A meta do Novo é ambiciosa: eleger pelo menos um deputado federal e dois a três deputados estaduais, ampliando sua representação e contribuindo para que o partido ultrapasse a cláusula de barreira. Com base estruturada, quadros promissores e crescente adesão da sociedade civil, Pernambuco pode se tornar um dos estados protagonistas dessa expansão nacional.

Técio Teles, com sua habilidade de articulação e coerência de princípios, desponta não apenas como um nome relevante do presente, mas também como um quadro de futuro na política pernambucana. Além de liderar o partido no estado, deverá coordenar no Nordeste a pré-campanha presidencial de Romeu Zema, reforçando sua posição como elo entre o projeto estadual e o nacional. Em tempos de descrença, sua trajetória inspira a crença de que ainda é possível fazer política com propósito.

Encontro – O prefeito Mano Medeiros se reuniu, em São Paulo, com executivos da Shopee para alinhar a instalação do novo centro de distribuição da empresa em Jaboatão dos Guararapes, que deverá gerar mais de mil empregos até o fim do ano. Acompanhado da primeira-dama Andrea Medeiros e do secretário Roberto Abreu e Lima, o gestor destacou o potencial logístico do município e o compromisso da administração em intermediar a contratação de moradores locais, fortalecendo a economia e atraindo novos investimentos para a cidade.

Giro pelo agreste – O senador Fernando Dueire cumpriu uma intensa agenda no agreste pernambucano, reforçando compromissos com os municípios e realizando entregas importantes em Belo Jardim e Alagoinha, incluindo máquinas, veículos e recursos para a saúde. As ações, articuladas em Brasília, fortalecem a infraestrutura das gestões locais, com foco especial nas áreas rurais, e reafirmam o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento regional e a melhoria dos serviços públicos.

Anderson Luiz – Pré-candidato a deputado estadual, o secretário de Articulação Política de Caruaru, Anderson Luiz, vem se fortalecendo dentro e fora de Caruaru rumo a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2026. Um dos auxiliares de maior confiança do prefeito Rodrigo Pinheiro, Anderson poderá sair com uma expressiva votação no próximo ano. O secretário também é presidente do comitê gestor do São João deste ano, o que deverá lhe garantir exposição positiva para 2026.

Inocente quer saber – Quando o prefeito de Itapissuma, Júnior de Irmã Teca, dirá a que veio?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Álvaro Porto participa da convenção nacional do PSDB e reforça fortalecimento do partido em Pernambuco
Professor Lupércio inaugura Núcleo Especializado para Pessoas Atípicas
General Augusto Heleno, réu ao lado de Bolsonaro, é interrogado no STF
Prefeito de Toritama Sérgio Colin celebra sucesso da primeira semana do São João da Torre
Promessas vazias e falta de transparência marcam início da gestão Flávio Marques em Tabira
Recife teve maior aumento da massa salarial da população nos últimos três anos, diz IBGE
Alepe realiza campanha de vacinação para servidores e público geral
Álvaro Porto solicita ao Itaú que reconsidere fechamento de agência estratégica em Caruaru
TJPE bate um milhão de decisões e despachos nos primeiros cinco meses de 2025, aponta a ferramenta Decisômetro
Exposição Itinerante marca Semana Ecológica em Timbaúba

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login