Coluna desta segunda-feira

Foto: Divulgação

A nova estrela do Republicanos 

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, indiscutivelmente fez do Republicanos um partido importante em Pernambuco, prestes a findar o prazo de filiação, tudo indica que o partido lançará um número significativo de candidatos a prefeito espalhados por todo o estado. A função de ministro fez de Silvio um importante player para 2026, podendo disputar o Senado Federal na chapa da Frente Popular. Além dele, a legenda tem mais outros quatro deputados: os federais Augusto Coutinho e Ossesio Silva e os estaduais Mário Ricardo e William Brigido.

Mas é outro quadro que deverá ter forte protagonismo no partido. Ele sequer está filiado à legenda, até porque precisa da janela de 2026 para executar essa filiação. Trata-se do presidente da Alepe, o deputado estadual Álvaro Porto. Mesmo não filiado ao Republicanos, Álvaro se tornou um dos maiores fiadores do partido, primeiro ao levar seus prefeitos, que não são poucos, para a legenda, e depois deverá ser um canal de filiação de deputados estaduais para o partido em 2026, pois a força da sua caneta deverá alavancar a bancada do Republicanos.

Em contas preliminares, a expectativa é que o partido possa ter pelo menos dez deputados estaduais em 2026, o que faria da legenda uma das maiores bancadas da Casa de Joaquim Nabuco. A cada dia que passa, Álvaro Porto torna-se um importante ator no estado e extremamente relevante para o projeto do Republicanos em Pernambuco.

Otimismo – O senador Fernando Dueire ficou bastante animado com o futuro do MDB para 2024. Na capital pernambucana, a expectativa da legenda, após formalizar aliança com o prefeito João Campos, é eleger quatro vereadores. Já no tocante a prefeituras, a expectativa seria dobrar de tamanho ou até mesmo triplicar. Atualmente são nove prefeitos na legenda, que deverá lançar cerca de cinquenta nomes.

Guia – A exibição de propaganda em horário eleitoral gratuito irá, neste ano, de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno do pleito. A propaganda no horário eleitoral gratuito será veiculada nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF. Nas eleições deste ano, o tempo será dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% por cento para cargo de vereador.

Arrecadação – A partir de 15 de maio, será oficialmente permitido que pré-candidatos façam a arrecadação de recursos para campanha na modalidade de financiamento coletivo, desde que sem pedir voto e obedecendo as regras relativas à propaganda eleitoral na Internet. O Ministério Público Eleitoral fiscalizará o cumprimento dessas regras e pode propor ações à Justiça contra aqueles que fizerem propaganda eleitoral antecipada. Nesses casos, a peça irregular é retirada do ar e os responsáveis podem ser condenados ao pagamento de multa.

Inocente quer saber – João Campos fechará a janela partidária com seu favoritismo consolidado?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais