Coluna desta segunda-feira

Foto: Reprodução

Clássico pelo comando de Garanhuns 

Situada no agreste meridional a 231 quilômetros do Recife, Garanhuns é uma das principais cidades do interior de Pernambuco, com forte protagonismo cultural e projetando lideranças políticas a nível estadual. Desde 2021 que o prefeito Sivaldo Albino comanda os rumos da cidade, ele sucedeu Izaias Régis, que após oito anos não conseguiu emplacar o sucessor.

Nas eleições de 2022, Izaias elegeu-se deputado estadual, enquanto Sivaldo Albino não conseguiu eleger Cayo Albino, seu filho, apesar de lhe garantir uma expressiva votação. Então o ano de 2024 promete uma prova dos nove entre os dois grupos políticos.

Sivaldo representa o PSB, que nunca teve tanto protagonismo na região, nem mesmo durante os dezesseis anos de Eduardo Campos e Paulo Câmara, enquanto Izaias representa a governadora Raquel Lyra, cuja estrutura de poder pretende eleger o maior número possível de prefeitos em 2024. Correndo por fora estará o vereador Gersinho Filho, do União Brasil.

Quem vencer em outubro, além de tirar a prova dos nove, terá todas as condições de apontar para o futuro de Garanhuns e da região, pois consolidará sua liderança política. Tentando a reeleição, Sivaldo desponta com maior expectativa de vitória porque captou muitos recursos e transformou Garanhuns num verdadeiro canteiro de obras. Mas Izaias não pode ser menosprezado porque durante os oito anos de gestão, fez um governo transformador e que deixou importantes legados para a cidade.

Na Paulista – Os deputados Alberto Feitosa, André Ferreira, Abimael Santos, Coronel Meira, Fernando Rodolfo, Joel da Harpa, Pastor Eurico e Renato Antunes, juntamente com Anderson Ferreira e Gilson Machado estiveram presentes na Avenida Paulista em ato que reuniu milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro neste domingo.

Presentes – O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também acompanharam o ex-presidente Jair Bolsonaro no ato na Avenida Paulista. Outro que esteve presente e discursou foi o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto.

Crítica – A presidente do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou a participação de políticos eleitos no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista, chamando a presença de “uma vergonha” e destacando que o evento não é uma defesa do Estado Democrático de Direito, mas sim uma ameaça às instituições e uma afronta à Justiça.

Fim da reeleição – O primeiro semestre de 2024 será marcado por debates no Senado Federal sobre um pacote de medidas eleitorais, incluindo a minirreforma eleitoral e o fim da reeleição para cargos do Executivo.

Novo Código Eleitoral – O Senado avança na discussão sobre o novo Código Eleitoral e a minirreforma eleitoral, visando consolidar a legislação e regulamentar questões como financiamento de campanhas e propaganda política.

Inocente quer saber – Tinha muita ou pouca gente na Avenida Paulista ontem?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais