Coluna desta segunda-feira

Foto: Divulgação

Encontro para fortalecer laços 

Aliados, o prefeito João Campos, o ministro Silvio Costa Filho e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, realizaram um encontro no último sábado numa praia do litoral sul para reforçar os laços políticos entre PSB, Republicanos e União Brasil, com vistas a 2024 e desdobramentos para 2026.

Além dos três principais atores, participaram do encontro o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, e o secretário de Turismo, Antônio Coelho. A relação entre João Campos, Miguel Coelho e Silvio Costa Filho é a melhor possível, e eles deverão construir um projeto conjunto para 2026, podendo os três integrarem a chapa majoritária da oposição à governadora Raquel Lyra, que tentará a reeleição.

Principal nome do grupo, o prefeito João Campos é visto como virtual nome para disputar o governo de Pernambuco em 2026, para isso ele terá que renunciar a quase três anos de mandato no Recife, caso conquiste a reeleição em outubro deste ano. Já Silvio Costa Filho e Miguel Coelho estão mirando o Senado Federal, mas não se descarta a possibilidade de o grupo atrair o senador Humberto Costa para tentar a reeleição e um dos dois compor a vaga de vice-governador.

Evidentemente que há muito exercício de futurologia, pois qualquer movimento de 2026 passará por 2024 e também pela condição que a governadora Raquel Lyra estará política e eleitoralmente no ano de sua reeleição. Até lá gestos como o do último sábado mostram que João, Silvio e Miguel estão totalmente sintonizados.

Cidade esburacada – Prestes a completar oito anos de gestão, o prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo, deixará um péssimo legado para a cidade, que vivencia um ambiente de completo abandono. As ruas da cidade estão completamente esburacadas, inclusive as rodovias estaduais que cortam o município. Para uma cidade com elevado potencial turístico, fica latente o descuidado da gestão para garantir seu pleno funcionamento.

Filiação – Pré-candidato a prefeito de Lagoa de Itaenga, o empresário Dimas Natanael reuniu-se com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e oficializou seu ingresso no Republicanos para disputar o executivo da cidade em outubro. O ministro garantiu total empenho para fazer de Dimas o próximo prefeito da cidade.

Cobiça – A vaga de vice de Elias Gomes na disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes tem sido motivo de muita cobiça de partidos aliados. Pelo menos PDT, PSB, MDB e Republicanos estão de olho na vaga, mas a própria federação composta por PV e PCdoB não descarta indicar o nome, o que seria praticamente pão com pão, já que o PT terá o próprio Elias na disputa.

Inocente quer saber – Quem ficará com a vaga de vice de Elias Gomes em Jaboatão dos Guararapes?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais