Coluna desta segunda-feira

Foto: Divulgação

Amupe faz Congresso com queda do FPM 

Nesta segunda-feira inicia-se o sexto congresso pernambucano de municípios realizado pela Amupe. Sob a presidência da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, a Amupe faz mais uma edição do evento que reunirá prefeitos de todas as regiões do estado. Após um período de arrecadação robusta, em que os municípios tornaram-se superavitários durante a Covid-19, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro repassou recursos sem fazer distinção, o cenário mudou nestes oito meses do governo Lula.

Há municípios que viram a queda do FPM chegar a 35% praticamente inviabilizando a manutenção de serviços essenciais. Pois a principal fonte de receita da maioria dos municípios pernambucanos é o repasse constitucional do fundo. Alguns prefeitos chegaram a declarar que precisarão cortar muito da própria carne para manter os serviços essenciais funcionando, outros, a exemplo do prefeito de Taquaritinga do Norte, chegou a afirmar estar morrendo de saudades do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O fato é que a Amupe precisará deixar muito claro junto a bancada federal de deputados e senadores que da forma como está não pode continuar. E que o governo federal precisará reverter essa tendência de queda do FPM observada nos últimos meses sob pena de inviabilizar a parte mais frágil da relação federativa e que possui a maior quantidade de obrigações, que são os municípios.

Presença – Cumprindo uma tradição dos seus antecessores, a governadora Raquel Lyra prestigiará a abertura do congresso da Amupe no Centro de Convenções nesta segunda-feira. O governo de Pernambuco tem somado esforços para fortalecer os investimentos nas cidades pernambucanas.

Baixa – A saída de Evandro Avelar talvez tenha sido a principal baixa do governo Raquel Lyra. Técnico extremamente qualificado, Evandro tem também grande sensibilidade política e por isso tem envergadura para ocupar qualquer função pública no país.

Minirreforma eleitoral – Os advogados Delmiro Campos e Walber Agra são os nomes de Pernambuco que vão marcar presença nas audiências públicas na Câmara Federal visando a minirreforma eleitoral para as eleições de 2024. As audiências do Grupo de Trabalho acontecem até o dia 31 de agosto.

Homenagem – Nesta segunda (28), às 18h, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá uma reunião solene em homenagem aos 76 anos do PSB. O evento terá a participação da militância da legenda e de prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e vice-prefeitos, deputadas e deputados, vereadoras e vereadores e outras lideranças. O momento foi proposto pelo deputado Sileno Guedes.

Reconhecimento – De acordo com o parlamentar, que preside o PSB em Pernambuco e é líder da bancada do partido na Alepe, a reunião solene será mais um momento de exaltação à trajetória da sigla na qual militaram João Mangabeira, Miguel Arraes, Eduardo Campos e tantos outros homens e mulheres que ajudaram a construir a história do Partido Socialista Brasileiro no estado e no país.

Inocente quer saber – O que os municípios farão se continuar essa queda abrupta do FPM?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais