Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 21 de janeiro de 2022 2 Comentários

Coluna da Folha desta sexta-feira

Foto: Divulgação

Retardatária, Raquel Lyra será confirmada pelo PSDB na disputa 

Um dos quadros mais qualificados de Pernambuco, com quatro mandatos conquistados, dois como deputada estadual e dois como prefeita de Caruaru, Raquel Lyra frequentemente tem sido questionada pela classe política se irá mesmo ter coragem de renunciar ao cargo de prefeita para disputar o Palácio do Campo das Princesas em outubro.

Após ter sua postulação questionada pela falta de um posicionamento claro com vistas as eleições, Raquel Lyra será oficializada como pré-candidata ao governo de Pernambuco nos próximos dias. Ao menos é o que promete o presidente nacional do PSDB, o ex-ministro Bruno Araujo.

De acordo com Bruno, o PSDB realizará uma reunião na próxima semana apresentando uma radiografia do partido nos estados, e os tucanos, segundo o dirigente, terá candidatos em estados importantes. Sobre Pernambuco, Bruno falou de candidaturas importantes no Nordeste, em especial no seu estado natal, que teria segundo ele uma jovem prefeita, brilhante e admirada pelo partido, sobrinha do ex-ministro Fernando Lyra e com uma candidatura viável.

A fala de Bruno acontece logo após pairarem dúvidas sobre a disposição da tucana de deixar a prefeitura de Caruaru em abril para aventurar-se na disputa. Dentre todos os postulantes da oposição, Raquel é a que menos se movimenta e praticamente não falou sobre a possibilidade de candidatar-se ao cargo de Paulo Câmara em outubro. É provável que com a fala de Bruno, Raquel tome uma postura mais clara sobre sua intenção de ser candidata e neutralizar qualquer dúvida sobre a sua disposição de apresentar um projeto para Pernambuco.

Convenção – Presidente do PDT de Pernambuco e líder da bancada na Câmara, o deputado federal Wolney Queiroz participa nesta sexta-feira da Convenção Nacional do partido, que ocorre de maneira 100% eletrônica por conta da Covid. Os trabalhistas vão oficializar a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, além de eleger uma nova comissão executiva nacional.

Na trave – Em 2014, quando havia a disputa interna do PSB para a escolha do candidato a governador, diversos nomes estavam cotados para ser o nome para a sucessão de Eduardo Campos. O nome de Danilo Cabral chegou a ser considerado, mas acabou inviabilizado por uma articulação que envolveu à época os falecidos Guilherme Uchôa e Ettore Labanca, que tinham força junto a Eduardo e a escolha acabou recaindo sobre Paulo Câmara.

Chances – Passados oito anos daquele episódio, Danilo Cabral novamente chega em vias de ser o escolhido para disputar o Palácio do Campo das Princesas. Danilo está no terceiro mandato como deputado federal, foi secretário de Educação e Planejamento nas gestões do PSB. Danilo também foi vereador do Recife, cujo chefe de gabinete foi o seu colega de TCE e hoje governador Paulo Câmara.

Filiação – Poucos meses depois de oficializar sua filiação ao Podemos e se tornar pré-candidato a presidente, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, poderá trocar de partido e se filiar ao União Brasil para disputar o Palácio do Planalto em outubro. Inclusive a filiação seria com a anuência e apoio do próprio Podemos.

Inocente quer saber – Raquel Lyra estava com medo de ser candidata a governadora?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: Bruno Araújo, coluna edmar lyra, danilo cabral, eduardo campos, Eleições 2022, Ettore Labanca, Folha de Pernambuco, guilherme uchoa, paulo câmara, política, raquel lyra, sergio moro

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. Joao diz

    21 de janeiro de 2022 em 9:40 am

    Tem meu voto aqui em Moreno,Pernambuco precisa mudar,Raquel Lira ganha de todos.

    Responder
  2. Joao luiz da silva Filho diz

    21 de janeiro de 2022 em 9:42 am

    Só Raquel tira o PSB e PT

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2022 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade