Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 1 de novembro de 2021 1 comentário

Coluna da Folha desta segunda-feira

Candidatura de Raquel Lyra pode revigorar o PSDB em 2022 

Nacionalmente, o PSDB conquistou protagonismo ao eleger Fernando Henrique Cardoso por duas vezes para a presidência da República. Além disso, o partido esteve entre as duas primeiras colocações de 1994 a 2014. Se no âmbito nacional, os tucanos tiveram momentos importantes na história recente, em Pernambuco, o partido teve um desempenho pífio em 2018, quando não elegeu um único deputado federal e elegeu apenas uma deputada estadual.

Num passado não muito distante, o PSDB elegeu dois senadores, Carlos Wilson em 1994 e Sergio Guerra em 2002, e chegou a ter cinco deputados estaduais e três deputados federais, em 2010 e 2014, respectivamente. Mas o partido vive um momento extremamente frágil, pois repetiu o péssimo desempenho em 2020, quando não elegeu um único vereador no Recife e perdeu prefeituras importantes, como Santa Cruz do Capibaribe e Gravatá.

É neste contexto que surge a pré-candidatura da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que é presidente estadual do partido. Recentemente a sigla recebeu o reforço do ex-senador Armando Monteiro, e na semana passada, o ex-prefeito de Garanhuns, Izaias Regis, que poderá ser candidato a deputado estadual. Outro nome esperado nas hostes tucanas é a deputada estadual Priscila Krause, que possui uma relação muito próxima com Raquel Lyra e ficaria muito mais confortável no PSDB para tentar a reeleição do que no futuro União Brasil.

Se Raquel Lyra avançar com sua postulação, será a segunda vez que o PSDB terá candidatura própria ao Palácio do Campo das Princesas, a primeira foi em 1998 quando o então senador Carlos Wilson ficou em terceiro lugar na disputa vencida por Jarbas Vasconcelos, que derrotou o então governador e candidato à reeleição, Miguel Arraes. A candidatura própria e a chegada de novos quadros poderão fazer novamente do PSDB um partido representativo em Pernambuco, que desde a morte de Sergio Guerra, líder maior da sigla, em 2014, vem perdendo espaço na política estadual.

Encontro – O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na Usina Utinga em Alagoas. O encontro contou com a presença do deputado federal Fernando Monteiro e do presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha. Eles trataram de pautas inerentes ao setor sucroenergético em tramitação no Congresso Nacional.

Turismo – O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (Cidadania), tem atuado fortemente no sentido de melhorar a infraestrutura do município e a oferta de leitos para os turistas. Uma das medidas é isentar por cinco anos ISS e por dez anos IPTU para hotéis e pousadas que se instalarem no município.

Passagem – A ideia do prefeito é possibilitar a chegada de novos empreendimentos turísticos para evitar que as pessoas sigam direto para o litoral alagoano quando poderiam ficar em seu município, evitando que São José da Coroa Grande seja apenas um município de passagem para Alagoas.

Inocente quer saber – O PSDB poderá receber novos quadros nos próximos meses para a disputa proporcional de 2022?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: armando monteiro, coluna edmar lyra, Eleições 2022, fernando monteiro, Folha de Pernambuco, política, raquel lyra

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. A COBRA VAI FUMAR ! diz

    1 de novembro de 2021 em 7:56 am

    O que aconteceu na Rua da Moeda nesse final de semana acontece em todas as ruas e bairros do Recife e nas Cidades de Pernambuco. A Polícia só tem duas viaturas e elas estão de plantão para proteger o “subchefe do reinado dos campos o popular filhote da rainha” lá na Beira Rio , enquanto no passeio matinal o Cidadão de bem é assaltado e quase morto, diuturnamente , pelas quadrilhas que vivem nas Ponte da Torre e Capunga, os policiais nem olham de lado, é assalto a pé ,de carro, bicicleta é violência pura, todos tem que tá olhando o “Paulo Covidão sócio de Geraldo Covidão” !!! O rabo abana o cachorro em Pernambuco, isso é uma vergonha. Em terra que Desembargador é quase morto em assalto e ninguém vai preso se ver o Nível de Poderes que temos, aliás, não temos Poderes, temos um só Poder, o Poder da Famiglia Real , estamos entregue à própria sorte. E como Moraes diz quem vai ganhar as Eleições para o ano, acho que eles já estão reeleitos !!! Ninguém segura esse rojão ??? Ladrões nos Palácios e nas Ruas Roubando e Matando o Cidadão de Bem, e aquele povo todo nas ruas é fake?? Tá na hora dessa gente pobre mostrar que ainda tem Gente de Bem e Honrada nesse País e que não vamos entregar o Brasil, novamente, para o Chefe dessas Gangues dos Podres Poderes Brasilienses !!!!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2022 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade