Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 2 de dezembro de 2021 7 Comentários

Coluna da Folha desta quinta-feira

Foto: Isaac Amorim

A vitória de Bolsonaro na aprovação de André Mendonça para o STF 

O presidente Jair Bolsonaro chegou a declarar sua intenção de indicar um ministro terrivelmente evangélico para o Supremo Tribunal Federal. Na primeira oportunidade, com a aposentadoria de Celso de Mello, acabou indicando o então desembargador do TRF1, Kássio Nunes Marques, quebrando inicialmente sua promessa.

Na segunda chance, não hesitou, e indicou André Mendonça, que já tinha sido seu ministro da Justiça e AGU, para a vaga deixada por Marco Aurélio Mello que se aposentou compulsoriamente em julho. A indicação se arrastou até ontem por decisão do presidente da CCJ, o senador Davi Alcolumbre, que trabalhou fortemente contra a indicação de Mendonça.

Até que ontem houve a apreciação por parte da CCJ e por 18 votos a 9, André Mendonça teve sua sabatina aprovada pelos integrantes da comissão mais importante do Senado. A matéria seguiu para o plenário, e nova vitória do indicado de Bolsonaro, com 47 votos a favor e 32 contrários, com isso André Mendonça será mesmo o novo integrante do Supremo Tribunal Federal.

O presidente encerra, portanto, uma prova de fogo no Senado Federal, casa extremamente hostil as pautas do Palácio do Planalto comparada à benevolência da Câmara dos Deputados, e cria um ambiente de maior tranquilidade para os próximos meses. Essa vitória no Senado garante ao governo nova perspectiva de reaproximar-se da sua base e até mesmo dos chamados independentes no sentido de avançar com novas pautas, a exemplo da PEC dos Precatórios que deverá avançar também na Câmara Alta com algumas modificações. Na véspera de se iniciar o ano eleitoral, onde o presidente Jair Bolsonaro tentará o segundo mandato, os últimos acontecimentos se tornam bastante interessantes para dar novo fôlego ao governo na busca pela reeleição.

Favela – O prefeito João Campos começou a semana sancionando a Lei de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PC do B) que cria e inclui no Calendário de Eventos do Município do Recife o Dia Municipal da Favela. A finalidade é usar a data para discutir e estimular o acesso desses territórios a políticas públicas em áreas como educação, saúde, saneamento, esportes, cultura, direitos humanos, igualdade racial e de gênero, entre outras. O Dia Municipal da Favela será celebrado todo dia 4 de novembro.

Aplauso – Por iniciativa do vereador Neinho do Povo (Podemos), a Câmara de Igarassu aprovou um voto de aplauso ao nosso blog pela atuação no jornalismo político em Pernambuco. Agradecemos ao vereador pela proposição e a toda a Câmara Municipal pela aprovação da matéria.

Mulher – O Ministério Público Eleitoral enviou ofício a todos os partidos sobre a necessidade de adequação dos seus estatutos às normas da Lei 14.192/2021, que trata do combate à violência política contra a mulher. De acordo com a norma, publicada em agosto, as legendas têm 120 dias para “incluir em seus estatutos mecanismos internos voltados para a prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher”.

Inocente quer saber – A exigência do PSB em ter apoio em SP e PE na disputa para governador para indicar Alckmin como vice de Lula será aceita pelo PT?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: André Mendonça, Cida Pedrosa, coluna edmar lyra, Davi Alcolumbre, Eleições 2022, Folha de Pernambuco, jair Bolsonaro, joão campos, política, stf

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. Ronaldo Passos da Silva diz

    2 de dezembro de 2021 em 7:32 am

    Supostamente que sim.

    Responder
  2. Rinaldo Lucas diz

    2 de dezembro de 2021 em 14:29 pm

    Hipócritas esse negócio de ser Evangélico para ir para o STF . Que porcaria é ser evangélico ? E ser Edir Macedo? É ser dizimista de Silas Malafaia ? O que eu vejo é um monte de igrejas evangélicas mafiosas corruptas e pastores pedindo dinheiro , usurpando pessoas . Esses pastores estão BILIONÁRIOS as custas dessas pessoas , nada contra alguém vender esses produtos evangélicos, vivemos num país livre , laico , nada contra alguém vender fé , vender feijão que cura covid , água que mata AIDS . O pior é que daqui pra frente terenos um ministro do STF da igreja católica ? Da assembleia de Deus ? Da IURD ? Ateu ? Do candomblé? …… Quanto canalhice estatal , precisamos de políticos comprometidos com o povo , o trabalho , economia brasileira , a saúde e a paz , um ministro do STF que cumpra a constituição, democrático e liberdade e de cada vez menos Estado se metendo na vida das pessoas .
    Fora ladrões do dinheiro público , fora ladrões dos impostos do povo .

    Responder
  3. Lucas Semba diz

    2 de dezembro de 2021 em 14:31 pm

    Canalhice ESTATAL evangélica

    Evangélicos Querem dinheiro , rádio , tvs , impostos do povo .

    Vão mamar embaixo de um BURRO EVANGÉLICOS.

    Responder
  4. Silva Leite diz

    2 de dezembro de 2021 em 14:34 pm

    Pastores querem viver de mordomia com o dinheiro dos impostos do povo . Vão pro inferno Bispos EVANGÉLICOS , vcs são o satanás na terra ?

    Responder
  5. Manoel Semba Messias diz

    2 de dezembro de 2021 em 15:12 pm

    Jesus Cristo não foi evangélico , esses pastores são representantes do satanás na terra . Silas Malafaia é um discípulo de Satã.

    Responder
  6. Lucas LEITE diz

    2 de dezembro de 2021 em 15:14 pm

    Evangélicos tem direito de fazer política , mas sem roubar os impostos do povo para suas igrejas , inclusive Jesus Cristo não tem nada ver com esses filhos de satanás , Edir Macedo Silas Malafaia , RR Soares , estão BILIONÁRIOS . A maioria tem um tipo de pacto um com os outros .

    Responder
  7. Lindo Lindo diz

    2 de dezembro de 2021 em 15:50 pm

    Tem pastor e tem pastor , pastor é pra cuidar das viúvas , dos órfão , os desempregados , os doentes , os sem teto , os pobres .

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2023 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade