Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 24 de fevereiro de 2022 2 Comentários

Coluna da Folha desta quinta-feira

Foto: Divulgação

Cresce a possibilidade de União Brasil e PSDB terem único nome em Pernambuco 

A medida em que o quadro começa a se estreitar para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, a realidade começa a se sobrepor aos projetos pessoais e a conjuntura nacional poderá obrigar os postulantes Miguel Coelho e Raquel Lyra a terem uma única candidatura ao governo de Pernambuco.

No âmbito nacional, ainda que não haja a federação, a sinalização de João Doria desistir de sua candidatura ao Planalto poderá ajudar num entendimento entre PSDB, União Brasil e MDB em torno da senadora Simone Tebet, o que representaria pela primeira vez na história desde 1989 o fato de o PSDB não ter candidato a presidente.

Esta convergência nacional poderia direcionar os partidos a fazerem concessões nos estados e consequentemente viabilizarem palanques robustos de centro para alavancar Tebet na disputa, e mais do que isso, ajudar a ter nomes competitivos para os governos estaduais. Já não se descarta que o União Brasil poderia indicar o deputado federal Luciano Bivar como candidato a vice-presidente da senadora, e com isso o PSDB tentaria manter sua hegemonia em São Paulo com a reeleição de João Doria e o União Brasil ficaria com o direito de indicar o candidato a governador da Bahia, que seria o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Em Pernambuco, há dois projetos conflitantes, Miguel Coelho e Raquel Lyra só consideram disputar o governo, o primeiro não tem idade para disputar o Senado, enquanto a segunda tem um significativo apelo eleitoral por ser uma mulher que fugiria da dicotomia de Lula e Bolsonaro e poderia, por ter o álibi do apoio a Simone Tebet viabilizar um projeto mais competitivo, e não estaria disposta a tentar a Câmara Alta.

Apesar de ser pré-candidato a governador, Miguel Coelho teria que contar com a simpatia de Bruno Araújo, Raul Henry e Luciano Bivar e apresentar argumentos consistentes de que sua postulação seria mais competitiva e mais forte que a de Raquel Lyra. Nos bastidores, Henry e Bruno seriam muito mais simpáticos a Raquel, cabendo a Bivar a função de consolidar o nome da tucana como a opção do grupo ou brigar pela manutenção de Miguel no páreo, já que ele é seu correligionário.

Artífice – Um dos grandes quadros do PSB, o deputado federal Milton Coelho teve papel determinante na viabilização de Danilo Cabral como pré-candidato da Frente Popular a governador. A forte articulação de Milton ou ajudou na busca pela reeleição e em caso de vitória de Danilo em outubro, será um dos nomes mais fortes dentro do PSB num eventual governo.

Sem veto – A respeito da declaração de que caberia um nome de centro na disputa pelo Senado da Frente Popular, o deputado federal Augusto Coutinho, em contato com esta coluna, afirmou que não há veto a nomes do PT, mas entende que a Frente Popular deve levar em consideração a importância dos demais partidos de centro para a indicação do candidato ao Senado.

Inocente quer saber – Luciano Bivar prefere Miguel Coelho ou Raquel Lyra para disputar o governo?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: acm neto, augusto coutinho, coluna edmar lyra, danilo cabral, Eleições 2022, Folha de Pernambuco, joão doria, luciano bivar, miguel coelho, Milton Coelho, política, raquel lyra, raul henry, Simone Tebet

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. Joao luiz da silva Filho diz

    24 de fevereiro de 2022 em 6:47 am

    Só Raquel Lyra,vence essa eleição

    Responder
  2. RONALDO PASSOS diz

    24 de fevereiro de 2022 em 8:55 am

    Duas famílias com currículo forte,mas Raquel por ser mulher, levará vantagem nessa.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2022 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade