Um dos principais destinos turísticos de Pernambuco e do Brasil, o Arquipélago de Fernando de Noronha tem, após 16 anos, uma juíza no comando da Vara Única Distrital. Magistrada do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) há 30 anos, Fernanda Moura de Carvalho assumiu o posto no último dia 6 de agosto, após indicação do presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Paes Barreto. A prioridade da juíza: combater a violência doméstica.
De acordo com o último censo do IBGE, Fernando de Noronha tem 3.167 habitantes. Com o fluxo de turistas, porém, a quantidade de pessoas aumenta consideravelmente. No ano passado, segundo a Administração local, a ilha recebeu 123.830 turistas. Existe, atualmente, um acervo aproximado de 900 processos em Fernando de Noronha.
A magistrada já está atuando intensamente no Fórum Desembargador Roberto Lins para reduzir a quantidade de processos e buscar alternativas para reduzir os índices de violência doméstica, um dos principais problemas do arquipélago.
Um dos planos da juíza é criar uma articulação permanente com outras áreas do Tribunal, como as Coordenadorias da Mulher e da Infância e Juventude, além de manter uma constante interlocução com o Poder Executivo.
“Através da tecnologia, queremos trazer para a Noronha as políticas públicas comprovadamente eficazes no combate à violência doméstica”, diz Fernanda. “Fiquei muito feliz em ser indicada pelo presidente Ricardo Paes Barreto. Meu foco será a melhoria na qualidade de vida dos ilhéus e, sobretudo, a defesa das mulheres”, completa, reiterando sua prioridade.
Além de juíza da Fernando de Noronha, Fernanda Moura é, desde 2007, titular do 1º Tribunal do Júri da Capital. Ela é mestre em Direito Público, professora da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), ex-professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e ex-promotora de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A primeira mulher a assumir a Vara de Fernando de Noronha foi Maria Auri Ribeiro, durante um pequeno período em 1999. Já Laís Monteiro de Moraes Fragoso Costa foi a juíza do arquipélago entre agosto de 2006 e fevereiro de 2008. Com exceção das duas e, agora de Fernanda Moura, apenas homens ocuparam o posto.
Em que pese ainda a baixa participação feminina do Judiciário, o TJPE vem desenvolvendo ações para buscar a igualdade na participação entre homens e mulheres.
Por determinação do presidente do Tribunal, por exemplo, as indicações feitas pelo Judiciário estadual para a Corte Eleitoral, serão sempre alternadas entre magistrados e magistradas. Além disso, até o final do ano, duas novas mulheres se tornarão desembargadoras por indicação também do TJPE. Hoje, em todas as áreas-chave do Judiciário estadual existem mulheres em postos de comando, sejam servidoras ou magistradas. Com as políticas internas que vêm sendo adotadas, o objetivo e alcançar a igualdade no menor tempo possível.
holloporn.win/v/ph600cbacebb2a912.html diz
Great work! Thaat iss thee kknd off info that aare merant
tto be shareed across the net. Shame onn Googble foor nott positioning thiis put uup higher!
Come on over and discuss wih myy web site . Thanks
=)
sitemap.xml diz
I pay a visit every daay a few websites and siktes too ead
articles, but thiss web ste offeds feature based articles.
sitemap diz
It’s very straightforwaard to find out anyy matter on web as compared too books,
as I ound this piece off wtiting at this website.
puravive diz
Simply desire to say your article is as astounding. The clarity on your publish is simply great
and i can assume you are an expert on this subject. Well along with your permission allow
me to seize your feed to stay updated with drawing close post.
Thanks one million and please keep up the gratifying work.
puravive diz
My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP.
I have always disliked the idea because of the expenses. But
he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on several websites for about
a year and am anxious about switching to another
platform. I have heard good things about blogengine.net.
Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?
Any help would be really appreciated!
puravive diz
Your style is so unique compared to other people I have read stuff from.
I appreciate you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just book mark this web site.
top picks reviews diz
Pretty component to content. I just stumbled upon your
website and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account
your weblog posts. Any way I’ll be subscribing to your augment or even I achievement you get
right of entry to consistently rapidly.