Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 19:00 pm do dia 7 de janeiro de 2025 Deixe um comentário

Alexandre de Moraes absolve quarto morador de rua réu pelo 8 de janeiro

Foto: Antonio Augusto/STF

Jeferson Figueiredo estava preso preventivamente desde novembro de 2023

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), absolveu um homem de situação de rua que era réu pelos atos golpistas do 8 de janeiro. É a quinta absolvição de um réu pelos atos golpistas, a quarta envolvendo pessoas em situação de rua.

Moraes também determinou a soltura de Jeferson Figueiredo, que estava preso desde novembro de 2023. A decisão foi tomada na sexta-feira. O STF já condenou 371 pessoas devido aos atos golpistas, que completarão dois anos na próxima quarta-feira. Desse total, 225 são os chamados executores, que cometeram os crimes considerados mais graves, e 146 foram considerados incitadores.

Jeferson Figueiredo foi preso no dia 9 de janeiro, no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército. Ele ganhou liberdade provisória no dia 18 daquele mês. Em novembro de 2023, voltou a ser preso, por determinação de Alexandre de Moraes, porque deixou de comparecer periodicamente à Justiça, como havia sido determinado.

Em depoimento, Figueiredo definiu-se como “andarilho”, sem endereço fixo. Ele relatou que chegou a Brasília no próprio dia 8 e foi ao acampamento porque distribuíam comida lá.

No ano passado, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou Figueiredo réu por incitação ao crime e associação criminosa.

Em dezembro, contudo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a absolvição. De acordo com Gonet, “os registros atestam que o denunciado, desde a adolescência, encontra-se em situação de rua e em posição de vulnerabilidade econômica”. Para a PGR, “não foram produzidos laudos ou elementos análogos que indiquem a participação do acusado nos atos antidemocráticos para além de sua permanência momentânea no acampamento”.

Em sua decisão, Moraes concordou com a PGR e afirmou que “não restou suficientemente demonstrado, além da dúvida razoável, que o réu Jeferson França da Costa Figueiredo tenha concorrido dolosamente, na qualidade de incitador, para a consumação dos delitos ora apreciados”.

O primeiro réu do 8 de janeiro absolvido pelo STF foi Geraldo Filipe da Silva, em março do ano passado, em julgamento do plenário. Ele era morador de rua e ficou quase onze meses preso preventivamente.

Em setembro, Moraes absolveu, em duas decisões individuais, Wagner de Oliveira, que também estava em situação de rua na época dos atos, e Daniel dos Santos Bispo, que era vendedor ambulante. Em outubro, o plenário do STF absolveu Vitor Manoel de Jesus, outros moradores de rua.

Fonte: Folha de Pernambuco

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Câmara de Toritama lamenta falecimento de toritamense José Célio Tavares
Bolsonaro agradece apoio de Trump e pede ‘urgência dos Poderes para retorno da normalidade’
Professor Jadson Caetano confirma pré-candidatura a deputado federal em dobradinha com France Hacker para fortalecer a Mata Sul e região
Ex-secretária de Olinda assume presidência municipal do PSDB de Olinda
“Silvio Costa Filho para o senado é a melhor opção”, defende o deputado federal e líder evangélico no Estado, Ossesio Silva
“A movimentação de carga nos portos foi a maior da história. Isso é mais emprego e renda para a população”, comemora Silvio Costa Filho
Governo de Pernambuco e ONU firmam compromisso com municípios para prevenção à violência
Prefeito Lula Cabral inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e nova base do GSMAR em Itapuama
Câmara dos Deputados reconhece obra de Lia de Itamaracá como Manifestação da Cultura Brasileira
Coluna desta sexta-feira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar